ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Trânsito fez pelo menos 85 vítimas graves no fim de semana prolongado

Número de pacientes graves recebidos no pronto-socorro do hospital aumentou em relação ao fim de semana anterior

Anahi Zurutuza | 02/05/2017 16:40
Enfermaria da Ortopedia da Santa Casa, onde ficam pacientes acidentados (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Enfermaria da Ortopedia da Santa Casa, onde ficam pacientes acidentados (Foto: Santa Casa/Divulgação)

No fim de semana prolongado, o pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande atendeu 85 vítimas de acidentes de trânsito, principalmente, motociclistas. Foram 23 pessoas a mais que no fim de semana anterior, entre os dias 21 a 24 de abril, quando foram atendidas 62 pacientes acidentados nas ruas da Capital e do interior.

O maior hospital de Mato Grosso do Sul atende diariamente vítimas de todos os tipos de acidentes, mas é referência para os casos graves, chamados de média e alta complexidade.

Conforme divulgou a assessoria de imprensa da Santa Casa nesta terça-feira (2), nos quatro primeiros meses de 2017 foram atendidos 2.256 acidentados – média mensal de 589 pacientes, 19 por dia.

Neste feriadão, a média de entrada no pronto-socorro foi de 28 vítimas de acidentes no sábado, domingo e segunda-feira – 1º de maio, Dia do Trabalhador. Nos fins de semana e feriados, o número de atendimentos aumenta, principalmente por conta da combinação álcool e volante.

Do dia primeiro de janeiro ao dia 31 de dezembro de 2016 foram realizados 7.079 atendimentos a vítimas de trânsito na urgência e emergência, o que compõe uma média mensal de 590 atendimentos mês. No ano anterior, de 2015, foram 6.348 atendimentos, média de 529 vítimas.

O aumento de um ano para o outro é de 700 pessoas, 61 vítimas a mais todos os meses.

‘Maio Amarelo’ – A Santa Casa é uma das instituições participantes da campanha “Maio Amarelo”, promovida pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) - mês voltado a ações que buscam consicentizar a população sobre segurança no trânsito e mais para a redução de acidentes. 

O hospital, conforme a assessoria de imprensa, vê com preocupação as estatística do pronto-socorro, que só comprovam que acidentes têm feito mais vítimas a cada ano.

O médico emergencista, Rodrigo Quadros, diz que os pacientes recebidos no hospital também tem chegado em estado mais grave. “É notável o aumento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito que são trazidos para a Santa Casa. É muito importe se conscientizar a população sobre o cuidado no trânsito, pois o nível de gravidade dos traumas também estão aumentando”.

Nos siga no Google Notícias