ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Troca de pneu à rebimboca da parafuseta, aula ensina mecânica básica às mulheres

Paula Maciulevicius | 28/10/2011 21:36
Aulas são divididas em teoria e prática e o curso é gratuito para elas que hoje são mais de 60% das condutoras da Capital.
Aulas são divididas em teoria e prática e o curso é gratuito para elas que hoje são mais de 60% das condutoras da Capital.

Filtro de óleo, ar, combustível. Radiador, ventuinha, motor, rebimboca da parafuseta e até o mais temeroso medo das mulheres: trocar pneu. Se tudo isso não parece nada familiar com o sexo feminino, um curso promete mudar e ensinar o be-a-ba da mecânica às mulheres.

Um entendimento básico para quem quer entender de mecânica e até mesmo para ganhar independência na hora de trocar o pneu do carro.

Nesta sexta-feira um grupo de mulheres se reuniu na oficina escola do SEST/SENAT, em volta do motor de um carro, com o capô levantado, o professor ensinava o que era o quê.

Os primeiros exercícios explicam como ver o limite e a densidade do óleo. Antes de mais nada, para qualquer coisa a ser feita, o motor precisa estar desligado. Medir o óleo então, é melhor pela parte da manhã, antes de sair com o veículo.

“A primeira coisa é limpar, coloca e limpa. Aqui veio até o final, está no nível máximo, se chegou ali está tranquilo”, diz o instrutor do Senat Moacir Sallet, com a varinha em mãos.

A segunda lição passa pelo filtro de ar. O objeto, uma espécie de sanfonado de papel é impressionante ver a reação das mulheres, se mostrasse aquilo fora do contexto de aula de mecânica, ninguém acertaria o que era.

Perguntadas se sabiam o que era a resposta foi não, aos risos.

O instrutor fala que o filtro de ar precisa ser bem limpo, principalmente quando o carro circula por regiões poerentas. “O ar que passa pelo filtro que alimenta o motor para combustão, você tira aqui assim e é fácil. Aqui está o filtro”, diz.

As dicas não param por aí, é preciso limpar bem para tirar a poeira.

As oficinas que se cuidem que o Pereirão vem aí”, brinca.
As oficinas que se cuidem que o Pereirão vem aí”, brinca.

Como a aula é para elas, era quase improvável que ninguém levantasse a seguinte pergunta “pode limpar com aspirador de pó?”, questiona a aluna Vanessa Moraes Alves, de 20 anos.

E a resposta de Moacir é positiva. “Pode ser sim, melhor com vento”, diz enquanto movimenta o filtro no ritmo de quem bate para a sujeira sair.

A troca que pode ser feita por qualquer um, e com frequência, faz parte da manutenção preventiva, deve ser feita até diariamente, ressalta o instrutor.

“Nossa é uma nova peça que eu estou conhecendo, só escuto troca de óleo e filtro, mas de ar eu nunca tinha ouvido”, comenta a motorista Marli Nascimento, que dirige há mais de 10 anos.

O barulho tão escutado ao desligar o veículo, a ventuinha não podia passar despercebida, nem tampouco sua função.

“Ela vai refrigerar a água que vai passar para o motor. Essa água, quando super aquece, aciona a ventuinha para resfriar”, explica Moacir.

Passando pelo filtro de combustível, o professor destaca que a troca depende do quanto se abastece em vários postos. Já a troca de óleo é a cada 5 mil quilômetros rodados, assim como do filtro, aconselha.

“Por isso eu estou aqui, sempre cuido da manutenção do carro, mas e se de repente eu preciso para entender alguma coisa. As mulheres não conhecem muito bem, eu por exemplo nunca escutei nem comentário do filtro de combustível”, exemplifica a motorista Marli.

Em volta do motor mais perguntas vão surgindo. Uma delas é sobre a “tal da correia dentada”. “Essa não mexe e ponto, é padrão”, explica Moacir.

Para quem já teve de encarar sozinha uma oficina mecânica e ouvir que precisa trocar a “rebimboca da parafuseta”, Moacir é categórico.

“Não existe esse nome, foi criado só para fazer piada”.

Antes do ápice da aula, a troca de pneu, as alunas perguntam sobre como fazer uma chupeta e onde é o positivo e negativo da bateria.

“Ele vai estar em relevo na bateria indicando o + positivo e o - negativo”, fala.

“Então é vermelho com vermelho e preto com preto?”, pergunta uma candidata à mecânica. A resposta é positiva por parte do instrutor, que destaca que é só seguir o que está em relevo, na própria bateria.

Para o professor que já explicou tanto, uma pausa para falar o por quê do curso destinado às mulheres. Segundo Moacir Sallet, é para ensinar as noções básicas do funcionamento de um motor e a efetiva manutenção preventiva.

“Ai se eu tiver arrumada para uma festa, eu deixo o carro lá”, conta aos risos Vanessa.
“Ai se eu tiver arrumada para uma festa, eu deixo o carro lá”, conta aos risos Vanessa.

“Hoje a mulher pela sua posição do mercado de trabalho tem o carro como uma ferramenta, não é mais um mero transporte”, destacou Moacir.

Marli veio até de botinas, e diz que entre algumas dúvidas básicas, veio mesmo para aprender o principal “trocar pneu”.

E a influência de uma personagem de novela veio para vida real de Valdelice. A aluna quer sair de lá como “Pereirão”.

“Dificuldade não tem em conseguir mecânicos, amigos sempre ajudam. Mas é na hora de comprar peças, saber trocar pneu, aí precisa e se surgir uma oportunidade, pretendo ir mais adiante. As oficinas que se cuidem que o Pereirão vem aí”, brinca.

Troca de pneu - E a parte mais esperada da aula começa. Vanessa e Marli são as primeiras a passarem pela lição. E se as leitoras ainda não aprenderam, aí vão as dicas do instrutor Moacir.

O primeiro passo é colocar o macaco engatado onde um pequeno sinal indica um triângulo. O macaco só deve parar de subir quando a roda de afastar do chão. Em seguida é a vez de afrouxar os parafusos no sentido anti-horário. Ao tirar a calota, as motoristas podem perceber dois parafusos guia, de onde se coloca o pneu.

Ao colocar o pneu, o procedimento é o mesmo, mas dessa vez apertando os parafusos. “O último aperto deve ser feito só depois de baixar o pneu e tirar o macaco”, conclui o instrutor.

“Ai se eu tiver arrumada para uma festa, eu deixo o carro lá”, conta aos risos Vanessa.

Ao final da aula Marli saiu satisfeita. “Aprendi mas vou achar tempo e trocar em casa. Só teoria sem prática não dá. Se não conseguir chama o mecânico ou o maridão mesmo”, brincou.

O próximo curso já tem data marcada, acontece no dia 07 de dezembro. As inscrições e as aulas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone 3348-8700.

Nos siga no Google Notícias