ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

UBSF inaugura horta comunitária para atender hipertensos e diabéticos

Flávia Lima | 24/11/2015 13:02
Equipe aproveitou pallets e pneus para projetar a horta. (Foto:Divulgação)
Equipe aproveitou pallets e pneus para projetar a horta. (Foto:Divulgação)

A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Fernando de Arruda Torres, localizada no bairro Nova Lima, vai inaugurar logo mais, às 14 horas desta terça-feira (24), uma horta comunitária sustentável faz parte do projeto Viva Horta, desenvolvido pelos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Uniderp-Anhanguera.

Construída em uma área de 133 m², os produtos devem beneficiar os idosos, hipertensos e diabéticos que são atendidos pela unidade de saúde. A iniciativa é da enfermeira da UBSF, Kellen Christina Fonseca, que espera envolver a comunidade na manutenção da horta.

“Eles terão a oportunidade de manipular a terra, de cuidar e de colher os alimentos, uma atividade que funciona como uma terapia, alivia o estresse e conscientiza sobre a importância de consumir alimentos sem aditivos químicos”, diz.

No local já foram plantados alface, couve, repolho, cenoura e beterraba. O projeto integra a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde e foi desenvolvido por alunos do sexto e décimo semestres do curso de Enfermagem, em conjunto com a equipe da Rede básica de saúde.

Os canteiros foram produzidos com pneus e estruturas de pallets e o solo preparado com adubo orgânico.

Para o próximo ano a equipe pretende utilizar o espaço como laboratório para que as crianças do Centro de Educação Infantil, localizado em frente à UBSF, aprendam sobre a nutrição saudável.

Nos siga no Google Notícias