ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Reportagens Especiais

Empresa familiar produz pães e bolos a partir de hortaliças para escolas

Ao realizar o sonho da mãe, que desejava criar uma cooperativa rural, microempreendedora contribui para a alimentação saudável de centenas de crianças em 12 escolas do estado

Da Redação | 02/10/2015 16:48
A filhinha de Vaceila ajudando no plantiu das mudinhas na horta (Foto: Divulgação)
A filhinha de Vaceila ajudando no plantiu das mudinhas na horta (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita a cunhada, a irmã e Vaceila (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita a cunhada, a irmã e Vaceila (Foto: Divulgação)

São raros os pais e mães que não enfrentam dificuldades para convencer os filhos a comer verduras e legumes diariamente. Sem um longo e insistente esforço, o colorido das hortaliças não costuma fazer parte do prato da criançada. De modo geral, especialistas afirmam que o ideal é que a refeição das crianças contenha carboidratos, proteínas, hortaliças e cereais, e que a metade de tudo o que é consumido deveria “vir do chão”, tanto pela saúde proporcionada quanto para acostumar o paladar desses futuros adultos ao sabor dos diferentes alimentos.

Para isso, a melhor estratégia ainda é oferecer e apresentar essas hortaliças insistentemente até vencer a resistência. Mas e se, paralelamente, verduras e legumes estivessem presentes em diversos alimentos que as crianças tendem a comer com mais facilidade? Que tal se pães, bolos e biscoitos pudessem oferecer, além do carboidrato básico, porções diárias de vitaminas e outras substâncias tão essenciais para a saúde delas?

Depois de se formar em Administração de Empresas 2010 e, diante da produção desses vegetais no sítio da família em um assentamento rural nas proximidades de Campo Grande, Vaceila Menezes do Amaral, 34 anos, passou a considerar seriamente essas questões. A vontade era realizar o sonho da mãe, a produtora rural Maureli Amaral, 54 anos, que desejava criar uma cooperativa para as mulheres que garantisse renda com a venda de produtos mais naturais e saudáveis.

Dona Maureli e sua produção de panetones (Foto: Divulgação)
Dona Maureli e sua produção de panetones (Foto: Divulgação)
Pão prodouzido com ingredientes plantados na própria chácara (Foto: Divulgação)
Pão prodouzido com ingredientes plantados na própria chácara (Foto: Divulgação)

Como a mãe não conseguira formar um grupo suficiente para a cooperativa, assim que concluiu a faculdade, Vaceila começou a colocar o sonho em prática. Como microempreendedora individual, iniciou a produção e comercialização de pães, bolos e biscoitos cujos principais ingredientes “vêm do chão”. Instalada em uma chácara na Rodovia 060, saída para o município de Bandeirantes, a fábrica ganhou o sugestivo nome Da Roça. Mas e como fazer seus produtos chegar à boca da molecada?

Aproveitando o incentivo do Governo Federal para a introdução de produtos oriundos da agricultura familiar na merenda escolar, a empreendedora passou a fornecer seus doces e salgados de alto valor nutricional para 12 escolas públicas espalhadas pelo Mato Grosso do Sul. Em menos de cinco anos de operação, o pequeno negócio já proporciona emprego e renda diretamente para 12 pessoas, algumas da área rural, de onde vem a matéria prima para os produtos.

“Aos poucos estamos ganhando espaço no mercado, contribuindo para a alimentação mais saudável de tantas crianças. Temos vários casos, por exemplo, de funcionários das escolas que nos procuram para saber onde e como encontram nossos produtos”, afirma Vaceila, enfatizando a capacidade que pequenos negócios têm de transformar ideias simples em grandes soluções. O desejo da empreendedora agora é investir em equipamentos mais avançados para poder promover ainda mais a convergência entre o campo e a cidade, tão benéfica para a qualidade de vida das pessoas.

Produtos com sabor e qualidade (Foto: Divulgação)
Produtos com sabor e qualidade (Foto: Divulgação)
Produtos diversos para coffee break realizado na chácara (Foto: Divulgação)
Produtos diversos para coffee break realizado na chácara (Foto: Divulgação)

Compre do Pequeno

Se, por um lado, o sonho da mãe de Vaceila de criar uma cooperativa para gerar renda para inúmeras pessoas no campo não se concretizou, por outro, a determinação da filha tornou a ideia uma realidade que já beneficia várias famílias, inclusive aquelas cujos filhos estão mais bem alimentados. O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) fomenta iniciativas como essa por acreditar na importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, responsáveis por 52% dos empregos formais de todo o país.

Para a instituição, ao consumir produtos e serviços de micro e pequenos empreendimentos como a Da Roça, a comunidade está ajudando a si mesma com a geração de emprego e renda. Por isso, lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que tem como data oficial o 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa. Se você também é um pequeno comerciante, acesse www.compredopequeno.com.br e cadastra-se gratuitamente para ter acesso ao material completo da campanha.

Da Roça
Rodovia 60, Km 12
Telefone: (67) 3355-1689

Nos siga no Google Notícias