ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 29º

Capital

União doa área à Defensoria Pública especializada em violência familiar

Lotes estão localizados no Jardim Imá, bairro onde também será erguido o Fórum da Mulher

Por Silvia Frias | 31/10/2025 08:45
União doa área à Defensoria Pública especializada em violência familiar
Prédio da Defensoria Pública na Rua Antônio Maria Coelho, uma das unidade de atendimento ao público (Foto/Arquivo)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), autorizou a doação de cinco terrenos no Jardim Imá, em Campo Grande. A área total, de 2.240 metros quadrados, será destinada à instalação de nova unidade da DPE-MS (Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria do Patrimônio da União autorizou a doação de cinco terrenos no Jardim Imá, em Campo Grande, totalizando 2.240 metros quadrados. A área será destinada à construção de uma unidade da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, especializada em casos de violência doméstica e proteção de crianças e adolescentes.O Estado tem prazo de 36 meses para construir e iniciar as operações da unidade. Em junho de 2024, uma área adjacente de 5.440 m² foi doada para a construção do Fórum da Mulher, projeto orçado em R$ 10,8 milhões, que reunirá varas especializadas em violência doméstica e questões da infância.

Segundo o texto, o local deverá abrigar uma unidade voltada ao atendimento especializado em casos de violência doméstica e familiar, além de ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes. A medida foi oficializada em portaria assinada pela secretária do Patrimônio da União, Carolina Gabas Stuchi, e publicada hoje no Diário Oficial da União.

A doação foi feita com encargo, o que significa que o Estado é o responsável legal pela área e deve cumprir a finalidade prevista: construir e colocar em funcionamento a unidade da DPE-MS em até 36 meses, contados a partir da assinatura do contrato. O prazo pode ser prorrogado pela União, desde que solicitado dentro do período previsto.

Se o objetivo não for cumprido ou se o imóvel tiver outro tipo de uso, os terrenos retornarão automaticamente ao patrimônio da União, sem direito à indenização por benfeitorias.

A portaria também determina que o Estado obtenha todas as licenças e autorizações necessárias para a obra e veda qualquer alienação da área. O ato entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Em junho de 2024, outra área, de 5.440 m², foi doada pela União para construção do Fórum da Mulher, também no Jardim Imá, ao lado da Casa da Mulher Brasileira.

O projeto foi pensado para reunir em um só espaço as varas da violência doméstica e familiar contra a mulher e ações relativas à infância e adolescência e será executado em parceria entre os governos estadual e federal.

Em setembro deste ano, a empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda. começou a preparar o terreno para o início da obra. O custo, conforme resultado final da licitação do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), foi de R$ 10.873.344.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.