ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Unidades de saúde adotam triagem com cinco níveis de urgência

Protocolo testado desde fevereiro inclui nova cor na classificação de risco e reforça segurança no atendimento

Por Kamila Alcântara | 09/07/2025 18:20
Unidades de saúde adotam triagem com cinco níveis de urgência
Paciente tem pressão arterial aferida por enfermeira em uma unidade de saúde da Capital (Foto: Divulgação Sesau)

A Prefeitura de Campo Grande, nesta quarta-feira (9), começou a implantar de forma definitiva um novo modelo de triagem nas unidades de urgência e emergência, com o objetivo de tornar o atendimento mais eficiente e justo. Chamado de PCS-24 (Protocolo de Classificação Sistematizada de Risco), o sistema atualiza os critérios de classificação de pacientes, reforçando o atendimento prioritário aos casos mais graves.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande implementou definitivamente o PCS-24, um novo protocolo de triagem com cinco níveis de urgência, visando maior eficiência no atendimento. O sistema inclui a cor laranja, entre vermelho e amarelo, para casos com sinais de instabilidade clínica, alinhando-se a padrões internacionais.O modelo, testado em três unidades com 507 atendimentos analisados, teve 73 sugestões incorporadas. A validação mostrou 78,9% de efetividade e alto índice de confiabilidade. A implantação será gradual, com capacitação de profissionais e reforço no papel do enfermeiro na triagem, garantindo mais segurança e transparência aos pacientes.

A principal mudança é a inclusão da cor laranja na escala de risco, entre o vermelho (atendimento imediato) e o amarelo (urgente). Com isso, o protocolo agora tem cinco níveis de prioridade, alinhando-se aos padrões internacionais já utilizados em países como Inglaterra e Canadá.

Embora a Prefeitura trate a implantação como uma novidade, o Campo Grande News noticiou em fevereiro que o modelo já estava em fase de testes em três unidades da Capital, com 507 atendimentos analisados e a participação direta de profissionais da rede pública. Na época, 168 sugestões foram enviadas, das quais 73 foram incorporadas ao novo protocolo.

A validação do PCS-24 teve apoio técnico do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) e mostrou efetividade de 78,9% e índice de confiabilidade Kappa de 0,673, o que indica bons níveis de precisão.

A nova escala define cinco cores e níveis de prioridade para atendimento:

Unidades de saúde adotam triagem com cinco níveis de urgência

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesau, Ana Paula Cangussu, a cor laranja dá mais precisão ao identificar pacientes com sinais de instabilidade clínica, evitando agravamentos por demora no atendimento. “É uma mudança construída com base na realidade local e muito diálogo técnico com as equipes”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a implantação do PCS-24 será gradual, com reorganização dos espaços de acolhimento e capacitação contínua dos profissionais. A atualização do protocolo também fortalece o papel do enfermeiro na triagem, conforme prevê o Conselho Federal de Enfermagem.

“Essa nova classificação traz mais segurança clínica e transparência para o paciente. É um avanço no cuidado, com foco em quem realmente precisa de atendimento rápido”, diz o médico Cyro Mendes, coordenador-geral de Estratégias em Saúde da Sesau.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias