ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Unidades de saúde em Campo Grande recebe reforço de 111 residentes

São profissionais que irão atuar nas unidades nas áreas de residência médica, odontologia, serviço social e psicologia

Silvia Frias | 06/03/2020 07:37
Unidades de saúde em Campo Grande recebe reforço de 111 residentes
Ontem, residentes receberam kits com equipamentos a serem usados nas unidades (Foto/Divulgação)

Sistema de saúde em Campo Grande receberá reforço de 111 residentes nas áreas de medicina familiar, educação física, farmácia, odontologia, psicologia, serviço social e enfermagem. Os profissionais integram os programas de residência médica, de saúde mental e multiprofissional da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Com adesão, expectativa é que o número de equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) sejam ampliadas para 169 e as de Saúde Bucal para 159, aumentando cobertura para 65%.

Desde o início da semana os profissionais estão passando por um processo de acolhimento, que incluí palestras sobre os programas de residência, a rede de assistência em saúde, cenários de prática, princípios e diretrizes do SUS, além de noções sobre o sistema de regulação, Vigilância em Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e estratégias de informatização da Atenção Básica.

Ontem, os residentes receberam um kit de materiais contendo mochila, pen drive, squeze, jaleco, fita métrica e estetoscópio, fundamentais para o exercício de suas atividades.

Ao todo são 111 residentes, sendo 30 de Medicina da Família e Comunidade, 76 das áreas de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Enfermagem e demais vagas para Psiquiatria.

Atualmente o município conta com 153 equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), 150 de ESB (Estratégia de Saúde Bucal) e 54 equipes de agentes comunitários de saúde distribuídos em 57 USFs (Unidades de Saúde da Família) e 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A cobertura atual de ESF é de 52,42%.

Projeto - A residência multiprofissional em Saúde da Família, considerada a maior do país, está dentro do processo de implementação do Laboratório de Inovação da Fiocruz. O projeto irá beneficiar nove unidades de saúde da família de Campo Grande, com reformas estruturais e a qualificação de profissionais para atuar nesses locais.

O processo de seleção da residência multiprossional atraiu cerca de 2 mil inscritos de estados como Piauí, Pará, Paraná, Acre, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias