A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

24/04/2015 07:53

Unidades de saúde realizam ações para alertar sobre hipertensão arterial

Flávia Lima
Aferição da pressão periódica é importante para detectar a doença. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)Aferição da pressão periódica é importante para detectar a doença. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)


As unidades básicas de saúde Nossa Senhora das Graças e Portal Caiobá realizam durante toda a manhã desta sexta-feira (240, até às 11 horas, ações educativas relacionadas a hipertensão arterial. Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) farão abordagens de orientação e aferição da pressão com o objetivo de sensibilizar os usuários dos postos sobre a gravidade da doença.

“A Hipertensão Arterial é um mal silencioso. A ausência de sintomas faz, muitas vezes, grande parte da população desconhecer que tem a doença, sendo o diagnóstico feito somente quando aparecem as complicações”, explica a gerente técnica do Programa de Atendimento ao Hipertenso e Diabético, Gabriela Dorn.

A Sesau mantém um programa de atendimento a hipertensos, que totaliza 82.379 pessoas cadastradas. Além de ser a causa direta de cardiopatia hipertensiva, a hipertensão caracteriza-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos, segundo Gabriela.

Atendimentos

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande realizam em sua rotina de atendimento, o acompanhamento e orientação sobre a hipertensão arterial, com atenção especial aos idosos, que são mais propícios à doença. Mensalmente cada unidade realiza palestra educativa com atendimento a todos os hipertensos e diabéticos, conhecida como Dia da Hiperdia. O objetivo é alertar os pacientes para esses cuidados e ainda checar a pressão arterial.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions