ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Unidades de saúde realizam ações para alertar sobre hipertensão arterial

Flávia Lima | 24/04/2015 07:53
Aferição da pressão periódica é importante para detectar a doença. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Aferição da pressão periódica é importante para detectar a doença. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)


As unidades básicas de saúde Nossa Senhora das Graças e Portal Caiobá realizam durante toda a manhã desta sexta-feira (240, até às 11 horas, ações educativas relacionadas a hipertensão arterial. Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) farão abordagens de orientação e aferição da pressão com o objetivo de sensibilizar os usuários dos postos sobre a gravidade da doença.

“A Hipertensão Arterial é um mal silencioso. A ausência de sintomas faz, muitas vezes, grande parte da população desconhecer que tem a doença, sendo o diagnóstico feito somente quando aparecem as complicações”, explica a gerente técnica do Programa de Atendimento ao Hipertenso e Diabético, Gabriela Dorn.

A Sesau mantém um programa de atendimento a hipertensos, que totaliza 82.379 pessoas cadastradas. Além de ser a causa direta de cardiopatia hipertensiva, a hipertensão caracteriza-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos, segundo Gabriela.

Atendimentos

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande realizam em sua rotina de atendimento, o acompanhamento e orientação sobre a hipertensão arterial, com atenção especial aos idosos, que são mais propícios à doença. Mensalmente cada unidade realiza palestra educativa com atendimento a todos os hipertensos e diabéticos, conhecida como Dia da Hiperdia. O objetivo é alertar os pacientes para esses cuidados e ainda checar a pressão arterial.

Nos siga no Google Notícias