Unidades de saúde terão reforço da Guarda e câmeras contra furtos
UPAs dos Bairros Vila Almeida e Universitário foram alvo de ladrões recentemente
Unidades de saúde de Campo Grande contarão com reforço da Guarda Civil Metropolitana e instalação de câmeras de segurança. As medidas devem ser tomadas depois de casos arrombamento e furtos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos Bairros Universitário e Vila Almeida.
No fim de abril, carros estacionados dentro da unidade foram arrombados e na madrugada de segunda-feira (18) houve registro de furto na UPA do Universitário, de onde foi levado um botijão de gás. Em outra oportunidade já havia sido furtado um micro-ondas.
Os casos motivaram reunião entre a Guarda, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos). O presidente do sindicato, Marcelo Santana Silveira, afirmou que houve a promessa de melhora na segurança, mesmo com a Guarda sobrecarregada com o toque de recolher e ações de restrição de fluxo de pessoas durante a pandemia do coronavírus.
“Sabemos que [a Guarda] está sobrecarregada por causa do toque de recolher. Mas prometeram para gente que vão melhorar”, disse.
Em nota, a Guarda confirmou que o efetivo deve ser reforçado. “A vigilância nas unidades deve ser aumentada com a presença do efetivo da Guarda Civil Metropolitana e através do monitoramento por câmeras de segurança, dando assim maior segurança aos servidores e usuários”.
Procurada, a Sesau informou que a instalação de câmeras de segurança está sendo finalizada e o reforço deve ocorrer nas unidades de urgência e emergência, como UPAs do Universitário, Leblon, Vila Almeida e Coronel Antonino.