ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Usuários reclamam de Parque dos Poderes interditado pela metade

Trânsito foi interditado apenas na avenida do Poeta, entre a Afonso Pena e a Desembargador Leão Neto do Carmo; quem foi ao local afirma que veículos circulam em alta velocidade

Ângela Kempfer e Mirian Machado | 06/01/2018 09:11
Pedestres e veículos têm dividido espaço em parte do Parque dos Poderes nesta manhã. (Fotos Marcos Ermínio)
Pedestres e veículos têm dividido espaço em parte do Parque dos Poderes nesta manhã. (Fotos Marcos Ermínio)

Quem foi ao Parque dos Poderes para aproveitar o fechamento das pistas para caminhadas e outras atividades ao ar livre ficou surpreso ao ver que apenas parte do trajeto está fechado na manhã deste sábado (6).

Normalmente, o trecho entre Afonsa Pena e Mato Grosso fica completamente interditado, reservado para a população aos finais de semana. Mas hoje, conforme constatou o Campo Grande News, o trânsito fluía normalmente na parte da Mato Grosso.

Policiais do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) chegaram a confirmar que o fechamento do Parque dos Poderes não seria total. Já o comandante da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta, afirmou que haveria suspensão do tráfego. “Colocamos na escala pessoas que fazem o policiamento nas ruas, mas estamos fazendo”.

No local, a reportagem constatou que a interdição se restringiu à avenida do Poeta, entre as rotatórias com as avenidas Afonso Pena e Desembargador Leão Neto do Carmo. O trecho foi sinalizado com cavaletes da Polícia de Trânsito. A partir da avenida Mato Grosso até as vias onde estão as secretarias estaduais, o tráfego estava liberado pela manhã –levando alguns veículos a “invadirem” os espaços reservados na avenida do Poeta.

Insegurança – O fechamento de apenas parte do trajeto surpreendeu usuários do espaço, que já se habituaram a realizar o lazer matinal nos finais de semana na região. “Senti insegurança, porque usamos aqui para o lazer aos finais de semana e não está interditado. Isso gera revolta”, afirmou o corretor de imóveis Romildo Sanguina Pinto, 46.

No trecho da avenida do Poeta, veículos trafegavam até nas áreas sinalizadas para pedestres.
No trecho da avenida do Poeta, veículos trafegavam até nas áreas sinalizadas para pedestres.

Ele chegou ao local às 8h15 e confirmou que veículos trafegavam normalmente pelo Parque dos Poderes a partir da avenida Mato Grosso. “É uma lei que prevê o fechamento. Os carros passam correndo enquanto tem gente andando, em perigo”, destacou Romildo, segundo quem “normalmente fecha às 7h e agora tem veículos andando a 70 km/, 80 km/h. Quem sabe que o parque costuma ser fechado entra na rotatória, mas a maioria está entrando”.

Dentro do Parque, há lombadas eletrônicas operadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) operando normalmente. Elas limitam a velocidade dos veículos a 30 km/h –acima dessa marca, são aplicadas multas.

“Velocidade absurda” – A empregada pública Maria Waleska Bogalho, 57, afirma caminhar todos os dias no parque. “Como está aberto hoje, tem gente em uma velocidade absurda”, afirmou. “É ruim porque o pessoal acostumou a andar ali no meio da rua e, às vezes, é surpreendido por carros. Ficou perigoso”, emendou ela.

Maria ainda disse que, no fim de semana passado, durante as celebrações do Ano Novo, “a sinalização já estava fraca. Um policial disse que faltava material”.

Uma lei estadual de 2015, sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), prevê a interdição das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha das 7h às 19h nos finais de semana e feriados.

Não é a primeira vez que a interdição das vias do Parque dos Poderes causa confusão. Em maio, durante as celebrações do Dia do Trabalhador, usuários reclamaram que vias do local não foram bloqueadas –na época, o Batalhão de Trânsito da PM informou que o grande número de eventos para a data, que incluíram passeio ciclístico e uma corrida de rua, atrapalharam o cronograma de serviços da corporação. Às 10h20 daquele feriado, as ruas foram finalmente fechadas.

Nos siga no Google Notícias