A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/08/2014 16:06

Vacina contra HPV estará disponível a partir de segunda nos postos da Capital

Michel Faustino
Meta é imunizar 80% do público alvo. (Foto: Divulgação/PMCG)Meta é imunizar 80% do público alvo. (Foto: Divulgação/PMCG)

As doses da segunda etapa de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), que acontece simultaneamente em todo o País durante o mês de setembro, estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, dia 1, nas 62 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Capital, que funcionam em dois períodos: Das 7h às 11 e das 13h às 17h.

A vacinação visa imunizar aproximadamente 19,6 mil meninas entre 11 e 13 anos, incluindo as que já tomaram a primeira dose e também para as que ainda não se vacinaram.

A primeira etapa de vacinação, realizada nos meses de março e abril deste ano, atingiu 76% dessa população, o que segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) representa aproximadamente 14,9 mil adolescentes. A meta do Ministério da Saúde é garantir uma cobertura de 80% entre a população alvo.

A inclusão do imunizante no programa nacional iniciou neste ano. Em 2015, a vacina está prevista para incluir adolescentes de 9 a 11 anos. Para população indígena, a faixa etária para vacinação é, desde já, nessa faixa de idade (entre nove e 13 anos).

De acordo com a gerente técnica de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaokka a segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo de útero.

Proteção - A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Dois desses tipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, que é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Além disso, é a terceira causa de morte de mulheres por câncer. Uma terceira dose da vacina, para reforço, deve ser dada 5 anos depois da aplicação da primeira dose.

Carteiros atuam em campanha pela vacinação contra o HPV
Os carteiros em todo o Brasil irão distribuir 2,6 milhões de folders sobre a vacinação contra o HPV, como parte da campanha do Ministério da Saúde na...
Vacinação contra HPV atende mais de 34 mil adolescentes no Estado
Mais de 34 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV em Mato Grosso do Sul. Este número representa 65% da meta estimada pelo Ministério da Saúde pa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions