ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Segunda dose de vacina contra HPV vai imunizar 67,4 mil meninas no Estado

Aliny Mary Dias | 29/08/2014 11:15
Campanha começou em março desse ano (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Campanha começou em março desse ano (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Seis meses depois da aplicação da primeira dose da vacina contra o HPV, começa na próxima semana e deve se estender durante todo o mês de setembro a segunda etapa do calendário. As meninas de 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose precisam se imunizar novamente.

Conforme o setor de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), as doses já estão no Estado e muitos municípios estão retirando as vacinas. Em reunião entre os municípios, ficou definido que cada cidade vai estabelecer a estratégia de vacinação.

Na primeira etapa, a maioria das cidades imunizou as meninas nas escolas, para esta segunda etapa, algumas cidades devem agendar a vacinação nas unidades básicas de saúde. Em Campo Grande, ainda não há divulgação sobre o início da imunização. Em Dourados, distante 225 quilômetros da Capital, as doses começam a ser aplicadas na segunda-feira.

Ainda de acordo com o setor de imunização da SES, em razão de as primeiras doses terem sido aplicadas em março, as cidades têm até o fim do mês de setembro para fazer a vacinação dentro do prazo. No entanto, se alguma menina não puder ser imunizada na data estipulada, alguns casos podem ter extensão no prazo.

Esta é a segunda de três etapas da vacinação contra o vírus que é principal causados do câncer de colo de útero. A expectativa do Ministério da Saúde, na primeira etapa, era que 67,4 mil meninas fossem imunizadas, o balanaço final do alcance ainda não foi contabilizado pelo Ministério.

Nos siga no Google Notícias