ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vacinação contra gripe começa hoje em 10 tendas e 50 farmácias

Primeira fase é voltada aos idosos e profissionais de saúde e imuniza apenas contra os dois tipos de Influenza

Izabela Sanchez | 24/03/2020 06:30
Idoso chega de bike, ontem, mas a vacinação começa nesta terça (Foto: Marcos Maluf)
Idoso chega de bike, ontem, mas a vacinação começa nesta terça (Foto: Marcos Maluf)


Começa nesta terça-feira (24), a partir das 7h, a campanha de vacinação da gripe para os idosos e profissionais de saúde, público alvo da primeira fase da campanha. Em Campo Grande, as doses estão disponíveis em tendas montadas no espaço de 10 unidades de saúde e 50 farmácias. A vacina imuniza o público vulnerável contra os dois tipos de Influeza: A e B.

Confira os locais e horários:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Vacina protege apenas contra gripe - Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina contra a gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível para o novo coronavírus (chamados de Sars-Cov-2) e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas da doença causa por ele, a Covid-19, surgirem. Eles podem ser: febre, tosse e dificuldade respiratória.

Lembre-se que nas unidades de saúde, o período de vacinação vai até às 17h, mas nas farmácias parceira, 1h a mais: até às 18h. A principal orientação é manter distância de ao menos um metro de quem está à frente. A campanha ocorre em todo o Brasil e para os idosos e profissionais de saúde, a vacinação vai até o dia 15 de abril.

Na Capital, Guardas Municipais irão fazer a segurança dos idosos que forem até as farmácias. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), haverá dois agentes em cada um dos 50 estabelecimentos cadastrados para aplicarem o medicamento.

Ainda dá tempo de cadastrar mais farmácias. As interessadas, conforme divulgou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), devem entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp – (67)98423-0464.

Tendas como esta, em frente a UBS do Aero Rancho na Avenida Rachel de Queiroz, estão em 10 unidades de saúde (Foto: Marcos Maluf)
Tendas como esta, em frente a UBS do Aero Rancho na Avenida Rachel de Queiroz, estão em 10 unidades de saúde (Foto: Marcos Maluf)


Desenvolvimento da campanha - A segunda fase começa no dia 16 de abril e vai até o dia 8 de maio com o seguinte público alvo: professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, profissionais da força de segurança e salvamento  e funcionários do sistema prisional.

Em Mato Grosso do Sul - A terceira fase começa no 9 de maio e vai até o dia 22: serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A meta é a mesma do último ano: 90% do público total, 902 mil pessoas. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), serão distribuídos 14 lotes a Mato Grosso do Sul, um total de 1 milhão de doses.

A Influenza - A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocads pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. As mais comuns são dois vírus da gripe A: H1N1 e H3N3. Os sintomas podem ser parecidos com o de outras gripes: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

Nos adultos o quadro clínico pode variar de intensidade e nas crianças a temperatura pode atingir níveis mais altos, quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais, que também são comuns. Nos idosos quase sempre o sintoma é a febre, conforme o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha que tem objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza. Em 2019, Mato Grosso do Sul teve 328 casos de Influenza A (247 de H1N1, 26 de H3N2 e 55 de não especificado) e 7 casos de Influenza B.

Nos siga no Google Notícias