ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Vacinação de adolescente mais que dobrou procura por CPF

Só nos Correios, aumento foi de 119% em agosto, depois que o cadastro de adolescentes para vacina foi liberado

Paula Maciulevicius Brasil | 27/08/2021 14:25
Dyego, de 12 anos, exibindo CPF. Documento possibilitou que ele fosse imunizado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dyego, de 12 anos, exibindo CPF. Documento possibilitou que ele fosse imunizado. (Foto: Arquivo Pessoal)


Exigência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para a vacinação de adolescentes é apresentar CPF, Certidão de Nascimento e documento dos pais. Assim que o cadastro foi liberado para este grupo, as famílias correram para tirar o CPF.

Só nos Correios, o aumento foi de 119%. Em todo o mês de julho, as agências da Capital tinham emitido 875 CPF's, já em agosto, do dia 1º até o dia 24, foram emitidos 1.922 documentos.

Empregada doméstica, Paula Rosa, de 37 anos, foi uma das mães que correu para tirar o CPF e aproveitou também para fazer o RG do filho adolescente de 12 anos, Dyego. "Quando abriu o cadastro, começaram a falar que ia precisar ter CPF, aí caiu minha ficha que eu precisava fazer", conta.

Por medo, ela resolveu também já agendar para fazer a primeira via do RG. "A gente não conseguia nem fazer o cadastro da vacina sem o CPF. Aí eu corri nos Correios com meus documentos, o registro dele e a conta de luz, saiu na hora", lembra Paula.

O agendamento para tirar a primeira via do RG foi rápido. A mãe marcou numa sexta e conseguiu horário para a segunda-feira seguinte, mas o documento ainda demora 10 dias úteis para chegar.

Já nos Correios, o CPF fica pronto na hora. Na agência da Coronel Antonino, Paula e o filho foram o 81º atendimento para essa finalidade.

Com o número do CPF em mãos, Diego só aguardou chegar sua vez. A imunização aconteceu na última terça-feira (24), no drive do Albano Franco. "Eu até achei que eles fossem pedir o RG, mas só pediram a certidão, o CPF e minha identidade, foi bem rápido", fala a mãe.

Recordação da primeira dose: Dyego sendo vacinado contra a covid depois de ter emitido CPF. (Foto: Arquivo Pessoal)
Recordação da primeira dose: Dyego sendo vacinado contra a covid depois de ter emitido CPF. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diretor do Instituto de Identificação, que faz o serviço de emissão de RG, Cristiano Peroba, fala que o aumento no mês de julho e agosto foi de 40%, em virtude da vacinação. "Com a vacinação, agora aumentou significativamente essa demanda, no Pátio Central, onde tem mais procura, antigamente, era em torno de 80 por dia, agora está em 220", ressalta.

Cristiano explica que tirar o RG, é dar "cidadania" à pessoa e pode ser feito desde recém-nascido.

Hoje, é possível agendar atendimento já para a próxima segunda-feira, mas o sistema está funcionando apenas pelo computador. O diretor aproveita para fazer um alerta de que não é cobrada a emissão da primeira via de RG. "É um serviço gratuito feito pelo site da Sejusp. A pessoa precisa ficar atenta, porque se ela joga no Google aparecem outros sites que funcionam como despachante e cobram uma taxa. O agendamento no site não é cobrado".

Como faz para tirar CPF - Nas agências dos Correios, é possível fazer o CPF e já sair com o número na hora. A empresa também oferece o serviço de regularização e alteração de dados cadastrais.

Para quem tem de 18 a 69 anos, é necessário comparecer a uma agência com Título de Eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral, além de RG.

Para crianças e adolescentes, os pais podem ir até a agência com documentos pessoais e a certidão de nascimento da criança. A emissão de CPF custa R$ 7,00.

Como faz para tirar RG - Para fazer a primeira via de RG, basta acessar: http://servicos.sejusp.ms.gov.br/

Selecione a cidade onde deseja agendar o serviço (se é 1ª ou 2ª via). Depois, escolha um dos pontos de atendimento, data e horário e preencha o cadastro necessário com documentos pessoais.

Nos siga no Google Notícias