ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Saúde garante que 3ª dose não compromete vacina aos adolescentes

Os dois grupos continuarão a ser vacinados em MS; sem 3ª dose, idosos têm sido, novamente, vítimas da covid

Guilherme Correia | 27/08/2021 11:12
Adolescente, sem comorbidades, é vacinada em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Adolescente, sem comorbidades, é vacinada em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Em coletiva nesta manhã (27), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, garantiu que a possibilidade de vacinar idosos com terceira dose não interfere na distribuição de imunizantes a adolescentes, de 12 a 17 anos, já incluídos no calendário vacinal.

Alguns pais têm relatado, por meio do canal Direto das Ruas, a preocupação em não ter vacinado o próprio filho, já que alguns municípios sul-mato-grossenses ainda não liberaram a todos os indivíduos acima de 12 anos, e que alguns podem não ter conseguido se imunizar, seja pela falta de doses no dia, ou por motivos diversos.

"Não vai prejudicar o calendário. Nós estamos reservando o quantitativo de doses vindas da vacina da Pfizer", garantiu Resende. Segundo o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), maior parte (70%) será destinada ao reforço do imunizante, enquanto os outros 30% estão garantidos a jovens.

Vale destacar também que, por enquanto, o intervalo de doses da Pfizer permanece de 90 dias, ao invés dos 21 dias, o que tem sido requisitado pelo governo de Mato Grosso do Sul.

Vamos fazendo esse balanceamento, para terminarmos a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, também focar nos idosos e nas pessoas imunossuprimidas, além de termos iniciado o processo de imunização dos idosos acima de 60 anos que se encontram nas instituições de longa permanência [asilos]

Dados analisados pelo Campo Grande News no começo de agosto, indicavam a queda de imunidade de idosos, passada metade do ano, e um aumento de vítimas idosas. Posteriormente, autoridades de saúde reforçaram que entendiam que doses frequentes, tais como as de outras doenças, como a influenza, fossem aplicadas.

"Entendemos que nesse momento, é prioritário os idoso acima dos 80 anos, devido a estudos, porque são os que mais estão sendo vítimas da doença, e ao mesmo tempo, de internações. São as pessoas com mais suscetibilidade da covid-19 e precisamos poder fazer com que a gente restabeleça, através da dose de reforço, o sistema de defesa".

Segundo dados da própria SES, cerca de 44,6% da população desse grupo tomou a primeira dose de Pfizer, única permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, mais da metade ainda não procurou vacina.

"Vamos continuar fazendo o processo de vacinação dos adolescentes, vários municípios estão chegando aos 12 anos, ainda precisamos sensibilizar um grupo de pais para que levem os filhos a imunização", finaliza Resende.

Nos siga no Google Notícias