A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

16/04/2013 18:02

Vega pode retomar coleta de lixo se Bernal romper contrato com Solurb

Edivaldo Bitencourt e Viviane de Oliveira
Litucera tem cores azuis, adotada pelo atual prefeito, mas pode não assumir serviço (Foto: Marcos Ermínio)Litucera tem cores azuis, adotada pelo atual prefeito, mas pode não assumir serviço (Foto: Marcos Ermínio)

Oito anos após perder o contrato milionário, a multinacional Vega Engenharia Ambiental pode reassumir a coleta de lixo em Campo Grande. Essa é uma das empresas cotadas para assumir o serviço, caso o prefeito Alcides Bernal (PP) decida romper o contrato, firmado em outubro do ano passado, com a CG Solurb Soluções Ambientais.

O prefeito analisa três hipóteses: manter a atual concessionária, romper o contrato ou encampar a empresa (decretar intervenção na CG Solurb e assumir o serviço).

Desde que assumiu a prefeitura, Bernal não efetuou o pagamento de nenhum tostão para a concessionária. Legalmente, a empresa, que acumula créditos de R$ 15,5 milhões com o município, pode paralisar os serviços a partir de hoje (16).

O Campo Grande News apurou que a administração municipal considera que a empresa mais preparada para assumir os serviços é a Vega, empresa sueca, que deixou o serviço em 2005, quando perdeu licitação emergencial para a Financial. Apesar de estar afastada do serviço, a multinacional tem estrutura em Campo Grande e condições de retomar o serviço de coleta de lixo.

Cotação – Bernal pode romper o contrato de 25 anos, que prevê faturamento de R$ 1,8 bilhão. Neste caso, a prefeitura fará uma cotação emergencial com três empresas para escolher uma para assumir o serviço de coleta de resíduos sólidos.

A decisão do prefeito depende de análise da assessoria jurídica. O progressista vem procurando se fundamentar para tomar a decisão e evitar uma longa briga jurídica. A expectativa é de que, independente do embasamento da assessoria jurídica, o eventual rompimento com a CG Solurb deverá acabar nos tribunais. 

Neste caso, ele poderá convidar a Vega, a CG Solurb (se ela não for declarada inidônea) e a Litucera. Esta última é uma empresa de Vinhedo (SP), que atua há sete anos em Campo Grande.

No entanto, apesar dos boatos de que a empresa paulista pode assumir o serviço, o Campo Grande News apurou que ela é considerada de pequeno porte, sem condições de assumir o serviço. Diariamente, a Capital produz 761 toneladas de lixo.

Além de recolher o lixo, a concessionária é responsável pela varrição de ruas (serviço executado em uma área da cidade pela Litucera), pelo gerenciamento do aterro sanitário, recuperação da área do antigo lixão e construção do novo espaço para receber o lixo, denominado Ereguaçu.

Juiz dá prazo de 72 horas para Solurb explicar construção de usina
O juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski, não concedeu liminar para suspender o despejo de l...
Prefeito admite investigação de contrato, mas garante coleta de lixo
A Prefeitura de Campo Grande investiga o contrato com a empresa CG Solurb, responsável pela coleta e destinação do lixo na cidade . A informação é do...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...


verdade contrato que o nelsinho fez e a solurb trabalha muito bem , com varrição coleta e carpição mas tem pessoas que falam que não esta bom , o bernal esta louco pra por a lutucera pra ganhar sua aposentadoria pois sua carreira politica esta de mal a piór , admiro muito um funcionário falou mal da solurb isso é traição ainda falam que tem fiscal mas se não tiver duvido se vão fazer o trabalho direito , e essas pessoas que ficam defendendo o bernal acordem ele não é santo, eu votei nele e nunca mais voto.
 
MARIO CESAR DOS SANTOS em 20/09/2013 09:02:53
isso mesmo,bernal,muito fiscal no pé e pouco dinheiro
no bolso do coletor
 
alan thomas em 15/07/2013 19:55:08
Bernal, a Solurb não tem condição nenhuma. Sou coletor de lixo.
 
Luis Santos em 27/06/2013 16:59:26
Tem que desfazer essas licitações feitas por debaixo dos panos, tá demorando demais Bernal não tem muito o que apurar não, cancela logo esses contratos suspeitos e faz uma licitação honesta dando o serviço pra quem tem condição e competência para fazer os serviços...
 
paulo silva em 18/04/2013 09:33:10
Faz isso bernal coloca mais estrangeiros pra assumir campo grande.... porque não dar chance a uma empresa aqui de campo grande mesmo... ou sera que essa vega te ajudou em alguma campanha anterior! com certeza te ajudou nem senhor bernal;
 
Rodrigo Primeiro em 17/04/2013 08:56:45
Senhor Bernal.
Votei no senhor mas estou ficando decepcionado.
 
joão carlos da silva em 17/04/2013 08:03:37
Como sera o sistema de comissão desses contratos emergenciais secretarios e prefeito deve ta levando uma bolada mto gorda com isso pq toda semana se rompe um contrato e cria-se um de emergencia...tem algo estranho nisso pq não se fala no motivo do rompimento e nem mostra as provas de algo ilicito nos anteriores
 
paulo matos em 17/04/2013 07:57:05
É isso ai Bernal. Vou torcer para que este contrato com a SOLURB seja rompido. De este presente ao Nelsinho como troca do presente que ele deu ao povo de Campo Grande no último mês de sua gestão (refiro-me ao licenciamento ambiental). Acabe com esta máfia Bernal
 
Marcos Batista em 16/04/2013 23:36:21
"CEM" COLETA DE LIXO;
"CEM" COLETIVO;
"CEM"PAGAMENTOS;
"CEM" MEDICOS; ISTO É :
"SEM" DIAS DE GOVERNO........

EO BERNAL????????????//
 
ariovaldo filho em 16/04/2013 22:48:06
Isso mesmo, rompe contrato para fazer licitação emergencial, e contratar por um preço mais alto do que o contrato atual, continue assim e tem pessoas que ainda concordam com isso.
 
wallace rosa reis em 16/04/2013 22:05:31
Estão esquecendo de que esta Capital tem de ser governada pela melhoria da Cidade e da População...e parar de fazer pra derrubar o que o Ex fez, etc...deixar de fazer rixa política e governar de verdade.
 
Fabiane Betti em 16/04/2013 21:59:30
Procurem bem e todos vão ver como foi feito este contrato!!! Mostrem transparência neste contrato!!!
 
otavio moreira em 16/04/2013 21:56:58
O BIPOLAR que esta a frente da prefeitura, esta é com maracutaia em todos os teus atos, acorda Campo Grande ta em tempo, na Venezuela esta tendo jogo sujo a população foi pra rua e quer mudança, aqui o eleitor quis mudança, e olha o que criaram, vamos tirar este BIPOLAR da prefeitura nossa Capital esta parada em todos os aspectos, reavaliem povo maravilhoso nós não merecemos esta aberração da natureza.
 
carlos gomes em 16/04/2013 21:05:50
Tem que romper esse contrato de 25 anos mesmo ! Contrato feito as pressas no fim do mandato do Nelsinho... Outro que ele tem que derrubar é o contrato com as empresas do transporte coletivo e fazer exigências na qualidade do serviço, pra não ficar a mesma porcaria que está. Avante Bernal !
 
Gabriel Santos em 16/04/2013 20:09:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions