ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Veja o abre e fecha do aniversário da cidade, o 1º sem feriado geral

Paula Maciulevicius Brasil | 24/08/2021 14:07
Dia 26 de Agosto será de ruas do Centro abertas, sem desfile, nem feriado. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
Dia 26 de Agosto será de ruas do Centro abertas, sem desfile, nem feriado. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

Pela primeira vez, o aniversário de Campo Grande não é feriado. Mesmo assim, órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul não funcionam na quinta-feira (26). Por isso, fique atento aos serviços que vão abrir normalmente para atendimento ao público.

O dia 26 de Agosto gera certa confusão, porque em março, a Prefeitura Municipal de Campo Grande antecipou feriados para fazer uma espécie de mini-lockdown. Com isso, o feriado de aniversário da cidade já "aconteceu" entre os dias 22 e 28 de março.

A medida tomada à época foi para conter o avanço da covid-19. A Prefeitura antecipou quatro feriados, o 13 de Junho, dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio, e 26 de agosto deste ano e de 2022.

Na Capital, servidores do município, por exemplo, trabalham normalmente, inclusive, as escolas se mantém abertas. O dia será normal para o comércio e outros setores como repartições públicas, bancos, shoppings e Correios. Algumas escolas particulares, que preferiram não antecipar o feriado durante a pandemia, também fecham agora.

No entanto, os servidores estaduais que trabalham em Campo Grande vão ter feriado. Tanto as escolas estaduais, quanto as repartições públicas do Governo, incluindo Detran e o Judiciário vão fechar as portas na quinta-feira (26).

Nas delegacias especializadas, o dia também será de feriado. Apenas as Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e da Cepol, no Tiradentes, vão ter atendimento ao público.

Bancos e cartórios funcionam normalmente com atendimento ao público. Já as lotéricas, variam conforme a direção. Por isso, vale ligar antes de sair de casa.

Quanto aos órgãos federais como o INSS, por exemplo, o atendimento também será normal, como se não fosse aniversário da cidade. As agências estarão, inclusive, realizando as perícias médicas normalmente.

O que abre 

Comércio

De acordo com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o funcionamento no Centro será normal, dentro do horário comercial tradicional. As lojas abrem das 8h às 18h.

Mercados

Conforme a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os supermercados e hipermercados da Capital vão funcionar normalmente no dia 26 de agosto, cada um conforme seu horário.

Shoppings

Bosque dos Ipês - No dia 26 de agosto, o funcionamento do Shopping Bosque dos Ipês é normal, das 11h às 21h. Apenas as agências do Detran e Fácil, que são serviços do Governo do Estado que não funcionam.

Campo Grande - No Shopping Campo Grande, as lojas funcionam normalmente das 10h às 22h, com exceção da agência do Detran, porque para os servidores públicos estaduais, a data é feriado.

Norte-Sul Plaza - No Shopping Norte Sul Plaza, o funcionamento também é normal, das 10h às 22h.

Pátio Central - No Shopping Pátio Central, as lojas abrem normalmente das 8h às 19h e a praça de alimentação segue até 20h. Apenas a agência do Detran que não abrirá.

Correios

Em sete agências, o atendimento funciona normalmente. Isso porque quando houve a antecipação, os Correios já tiveram o feriado lá atrás, em março.

Veja como será o horário:

Coronel Antonino - Avenida Consul Assaf Trad, 238 – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30;

Ipês - Avenida Mascarenhas de Moraes, 2470 – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h;

Moreninha - Rua Barreiras, 520 -  das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30;

Okinawa - Avenida Afonso Pena, 4909, Shopping Campo Grande – das 10h às 20h;

Piquiri - Rua Brilhante, 2702 – das 8h às 11h e das 13h às 17h;

Planalto - Avenida Tamandaré, 635 – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h;

Zagaia - Avenida Marquês de Pombal, 1050 – das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Órgãos Públicos 

Todos os órgãos públicos municipais funcionam normalmente neste 26 de Agosto. Prefeitura, secretarias, Funsat (Fundação Social do Trabalho), escolas municipais e todas as unidades de saúde.

O atendimento também será normal no INSS. Segundo informou a assessoria de imprensa, todas as agências vão funcionar normalmente, inclusive, com perícia médica.

Lotéricas

Nas lotéricas da Capital, o feriado foi antecipado e algumas vão atender normalmente. Como cada lotérica tem autonomia para decidir de abre ou não, vai depender da direção. Algumas vão abrir e outras aproveitar para descansar. A orientação é ligar para a lotérica antes de se deslocar até o ponto.

Bancos

Na Capital, os bancos vão seguir o atendimento normal. Consulte o horário da agência onde você deseja ir antes de sair de casa, porque devido a pandemia, cada banco adotou horário diferenciado.

Cartórios 

Segundo a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores), os cartórios da Capital também vão funcionar normalmente. O expediente será o mesmo de segunda a sexta, das 8h às 17h, lembrando que alguns fecham para almoço.

O que fecha 

Órgãos Públicos Estaduais

O feriado será válido apenas para os servidores públicos estaduais que trabalhem em Campo Grande. As repartições estaduais fecham as portas nesta quinta-feira (26): Governadoria, Secretarias, Agências do Detran, Judiciário, Fácil e as escolas não terão expediente.

As delegacias especializadas também não terão atendimento ao público. Como em qualquer feriado e final de semana, vão funcionar apenas a Casa da Mulher Brasileira, a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário no Centro) e a Depac Cepol, no Tiradentes.

Lembrando que mesmo tendo o feriado no dia 26, o expediente todo será normal na sexta-feira (27). Não haverá emenda de feriado.

Correios 

Em quatro agências dos Correios, que mantiveram atendimento lá atrás, quando o feriado aconteceu em março, o 26 de agosto será de portas fechadas.

Não abrem as agências:

Central - Avenida Calógeras, 2309;

Estação Rodoviária - Rua Vasconcelos Fernandes, 226;

Kadiweu - Rua Ceará, 1553 - dentro do Comper Jardim dos Estados;

Guanandi - Avenida Bandeirantes, 3825.

Nos siga no Google Notícias