ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Vendaval desta quinta chegou a 90 km/h em regiões da Capital

Luciana Brazil | 18/01/2013 11:27
Árvore atingiu muro da escola Joaquim Murtinho. (Foto:Rodrigo Pazinato)
Árvore atingiu muro da escola Joaquim Murtinho. (Foto:Rodrigo Pazinato)
Árvore caida na Afonso Pena depois de vendaval. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Árvore caida na Afonso Pena depois de vendaval. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O vento forte que atingiu Campo Grande na tarde de ontem (17) chegou a 91,8 km/h em alguns pontos da cidade, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho. As regiões leste e sudeste foram as mais atingidas pelo vendaval. Segundo Natálio, os bairros localizados na saída para Três Lagoas, a rua Joaquim Murtinho e o bairro Coopharádio foram alguns dos pontos afetados. Na área central e saída para Sidrolândia o vento foi de 61 km/h.

Ainda foram registrados 21 milímetros de precipitação. O acumulado de chuva para o mês é de 176 milímetros. De acordo com o meteorologista, para janeiro o esperado é de 210 milímetros. “Não temos como prever como vai terminar o mês, mas por enquanto está dentro do esperado”.

A ventania assustou moradores e derrubou mais de 20 árvores na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. Quedas foram registradas em frente à escola Joaquim Murtinho, na rua José Antonio, na Vila Jacy e no bairro Bosque da Esperança, na avenida Afosno Pena, entre outros locais.

Uma das árvores teve parte dos galhos arrancados e quase acertou a casa do músico João Figa, morador do bairro Cidade Jardim. Na manhã de hoje (18), a rua ainda estava interditada parcialmente e cavaletes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) sinalizavam os cuidados que o condutor deve ter ao passar pelo local.

“Eu só vi o que tinha acontecido quando cheguei em casa. Mas eu tenho ainda mais medo da árvore que fica em frente a minha casa porque ela está ainda mais seca do que a outra e constantemente caem galhos grandes”.

Na casa do músico João a árvore ainda estava na rua na manhã de hoje. (Foto:Luciano Muta)
Na casa do músico João a árvore ainda estava na rua na manhã de hoje. (Foto:Luciano Muta)

João lembra que já orientou os amigos para que não estacionem os carros embaixo da árvore, que segundo ele, pode cair a qualquer momento. “Se cair em cima de algum carro vai estragar, com certeza. Já tentei autorização para tirar a árvore, mas não consegui”, lamenta.

De acordo com a prefeitura, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) precisa autorizar a retirada da árvore depois da avaliação feita por um fiscal que emite um laudo autorizando a remoção.

O Corpo de Bombeiros é responsável por retirar a árvore, mas somente nos casos de queda, e se a árvore estiver dentro da residência. Quando a árvore está fora da casa, a própria Semadur faz a retirada.

Conforme funcionários, a empresa terceirizada pela Semadur não presta mais serviços desde a mudança de administração. A Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) tem feito os trabalhos de remoção das árvores.

Nos siga no Google Notícias