ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Vereador leva servidores para protestarem por aumento em frente à Prefeitura

Agentes comunitários cobram adicional de insalubridade, repasse federal e cumprimento da jornada de 30 horas

Jhefferson Gamarra e Ana Beatriz Rodrigues | 03/03/2023 13:22
Servidores mobilizados em frente ao Paço Municipal (Foto: Direto das Ruas)
Servidores mobilizados em frente ao Paço Municipal (Foto: Direto das Ruas)

Na manhã desta sexta-feira (3), agentes comunitários de combate a endemias protestaram em frente à Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, reivindicando pagamento do adicional de insalubridade e o repasse de valores do programa Previne Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o vereador e presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Campo Grande), Marcos Tabosa, a categoria, que realiza a manifestação mensalmente, não foi recebida por representantes do Executivo.

“Essa manifestação acontece desde novembro, todos os meses. Estamos fazendo isso para a prefeitura notar a gente e quando acontecer um paralisação dos trabalhos os servidores não serem chamados de radicais”, frisou o sindicalista.

Segundo o sindicato, o governo federal repassa mensalmente R$ 400 mil para a prefeitura, mas esse valor não é destinado aos agentes de combate a endemias que exercem o trabalho de prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya, raiva, febre amarela e leishmaniose nos bairros.

Outra reivindicação da categoria é o limite da jornada de trabalho para 30 horas na rua, que é garantido pela Lei 6.950/2022, mas a categoria afirma que não foi realizado.

O protesto teve duração de 40 minutos e contou com 270 servidores municipais, que foram calculados com base nas marmitas fornecidas. “Inicialmente pedimos 250 marmitas e ainda faltaram 20 que foram compradas em seguida”, justificou o vereador.


Nos siga no Google Notícias