ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Vereadores da Capital cobram mais ônibus em circulação na pandemia

População é transportada aglomerada mesmo com medidas restritivas ao comércio e toque de recolher

Tainá Jara | 25/03/2021 14:34
Frota de ônibus está reduzida durante semana de "feriadão" (Foto: Kisie Ainoã)
Frota de ônibus está reduzida durante semana de "feriadão" (Foto: Kisie Ainoã)

Ofício encaminhado, nesta quinta-feira, pelos vereadores cobra da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e do Consórcio Guaicurus o aumento da quantidade de ônibus circulando n nas ruas de Campo Grande, durante a pandemia. Transportada aglomerada, especialmente, nos horário de pico, a população corre ainda mais de ser contaminada pelo coronavírus.

O problema ocorre apesar das medidas restritivas adotadas pela prefeitura, adiantando feriados, para evitar a circulação de pessoas e tentar amenizar o colapso no sistema de saúde. Mato Grosso do Sul registrou durante a semana a maior taxa de ocupação de leitos do Brasil, segundo boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A maior parte das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) fica em Campo Grande.

"Nem todos podem parar de trabalhar e ficar em isolamento, e por isso o transporte público está muito cheio, muito aglomerado. O consórcio não pode pensar em lucro neste momento, e sim nas vidas. Temos que dar as melhores condições para quem precisa trabalhar. Essa é uma fala de todos os vereadores", afirmou Carlos Augusto Borges (PSD), presidente da Casa de Leis.

Mais populosa, a Capital responde pela maior número de contaminações no Estado. São 82.842 e 1738 mortes.

"A Prefeitura e o Governo tem feito ações no sentido de criar mais vagas e de vacinar a população. Precisamos cuidar para que a doença não se espalhe rapidamente para que esses atos tenham efeito e possamos voltar o quanto antes à normalidade. Precisamos de mais ônibus não apenas nas linhas troncais, que vão de terminal a terminal, mas também nas linhas alimentadoras, que vão dos bairros aos terminais", completou o vereador.

Fiscalização - Nesta sexta-feira (26), uma comissão de vereadores vai fiscalizar os terminais Morenão, Júlio de Castilho, General Osório, Guaicurus, Nova Bahia, Aero Rancho e Hércules Maymone nos horários de pico, com o objetivo de averiguar a lotação dos itinerários dos ônibus.

A equipe será formada pelos parlamentares Beto Avelar, Camila Jara, Clodoilson Pires, Coronel Alírio Villasanti, Sandro Benites, Professor André Luis, Ronilço Guerreiro e Tiago Vargas, que se dividirão entre os locais.

Nos siga no Google Notícias