ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Casos da febre chikungunya crescem na primeira semana de 2015

Filipe Prado | 08/01/2015 07:56

O número de suspeitas de casos da doença febre chikungunya aumentou nos primeiros dias de 2015. De acordo com o boletim divulgado ontem (7) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), três novos casos aguardam o resultado dos exames.

Campo Grande ainda lidera o número de notificações, com 44 casos suspeitos, dois a mais do que o boletim anterior. Em Dourados a quantidade de suspeitas da doença subiu para quatro. No ano passado eram três notificações.

Ao todo são 67 notificações da doença no Estado, sendo que 56 ainda esperam pelos resultados do exame e uma pessoa foi confirmada com a chikungunya.

Desde o primeiro boletim da SES, o número de pessoas à espera dos resultados só aumentou. Os primeiros dados, coletados até o dia 26 de novembro de 2014, mostraram que 31 pessoas aguardavam os exames, 25 a menos do que os números atuais. A única queda registrada foi na 3ª publicação da SES, quando 32 pessoas esperavam a análise, uma a menos do que a publicação anterior.

Também conhecida como prima da dengue, a chikungunya causa febre acima de 38,5ºC e dor intensa nas articulações. Apesar de ter duração mais longa do que a dengue, a febre tem letalidade menor, de 1%. A dengue mata 2% dos pacientes.

A transmissão é feita pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti.

Nos siga no Google Notícias