A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/10/2009 18:18

Centro de recuperação nega denúncias de insalubridade

Redação

O Centro Recomeçando, situado na zona rural de Campo Grande, que trabalha com a recuperação de adolescentes com dependência química, nega que os 14 garotos que estão no local estejam em condições insalubres.

O Campo Grande News esteve no local nesta tarde, mas não pôde conferir os alojamentos nem as instalações onde eles ficam. A justificativa é que a diretora da unidade não estava e por isso os funcionários não poderiam autorizar a entrada.

Para os dois trabalhadores que estavam no local, um educador e um agente patrimonial cedido para auxiliar na recuperação dos jovens, as denúncias de local inadequado e de insalubridade foram recebidas com 'surpresa'.

Isso porque, segundo eles, apesar de o local não ter instalações de luxo, nunca falta comida e os garotos têm toda a infra-estrutura necessária para ficar bem.

De acordo com o agente, que prefere não ser identificado, os adolescentes dormem em alojamento que conta com camas individuais. Cada um deles teria ainda um armário para guardar seus pertences. No local, a informação é de que uma vez por mês o centro é aberto para visitação das famílias.

Apesar de ter apenas dois funcionários no plantão, eles garantem que os garotos recebem acompanhamento de uma psicóloga e de uma assistente social.

Os adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, confirmam as informações dadas pelos funcionários.

Com capacidade para atender a até 20 jovens, o centro é mantido pela Setas (Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social) e, de acordo com os funcionários, é o único que fornece atendimento gratuito na recuperação de dependentes químicos.

O grupo que recebe tratamento no local não é obrigado a cumprir os nove meses propostos. Se algum adolescente quiser ir embora, os responsáveis entram em contato com o Conselho Tutelar e eles podem retornar para sua cidade.

No centro, todos têm tarefas em rotina chamada de laborterapia. A intenção é fazer com que os jovens ajudem na manutenção do local e tenham com o que ocupar a cabeça. Os trabalhas são realizados no período da manhã.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions