ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Cinco presídios federais estarão concluídos até 2010

Redação | 02/11/2009 13:14

O Brasil contará, até 2010, com cinco presídios federais nos moldes da unidade construída na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, informou ao Campo Grande News o diretor do Depen (Departamento Nacional do Sistema Penitenciário), Wilson Damázio.

Ainda está em andamento outro projeto no Centro-Oeste "A previsão é que a penitenciária de Brasília seja entregue até o fim do próximo ano", explica.

A promessa do governo era concluir todos no primeiro mandato do presidente Lula, que terminou em 2006.

Os presídios de Campo Grande, Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO) estão em funcionamento. Já a penitenciária de Mossoró (RN), deve ser ativada ainda este ano e poderá receber parte dos líderes dos ataques ao Morro dos Macacos, no Rio Janeiro.

Atualmente, dez presos suspeitos de envolvimento nas ações estão em Campo Grande. Em reunião com o prefeito Nelsinho Trad na semana passada em Brasília, o Depen garantiu que a previsão é que em até 60 dias sejam redistribuídos para essa nova unidade.

Emperrado - Matéria publicada pelo jornal O Globo, revela que essa divisão poderia ser facilmente viabilizada se vingassem projetos de ampliação do sistema penitenciário em outros estados.

Segundo o jornal, pelo menos R$ 460 milhões destinados pelo governo federal para a construção e a reforma de presídios estão parados nas contas bancárias de 24 estados e do Distrito Federal.

Relatório da Caixa Econômica Federal aponta que os projetos que deveriam ser financiados com esses recursos estão embargados por pendências nas licitações, entraves ambientais e falhas de engenharia, entre outros problemas.

Em alguns casos, o dinheiro está nas contas desde 2004, e os projetos não saem do papel há quatro ou cinco anos.

A Bahia, que tem um dos piores sistemas, é o Estado com o maior volume de recursos sem movimentação. O governo mantém em conta R$ 44,7 milhões reservados para a construção de penitenciárias em Vitória da Conquista, Barreiras e em Salvador.

Na Bahia, existem 15 mil detentos, 6 mil deles amontoados em delegacias, segundo dados do CNPC (Conselho Nacional de Política Criminal).

Nos siga no Google Notícias