A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/07/2008 12:43

Ciops vê necessidade de campanha para redução de trotes

Redação

Entre dez ligações recebidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros e pela PM (Polícia Militar), em Campo Grande, três são tentativas de trote, é o que revela o setor de estatística do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

Os atendentes dos números de emergência 190 (PM) e 193 (Bombeiros) recebem aproximadamente 3,5 mil chamadas por dia e pelo menos 31% delas são alarmes falsos. O que resultou, nos seis primeiros meses de 2008, em 177.287 tentativas de trote, cerca de 29,5 mil ligações falsas por mês.

De acordo com o diretor-geral do Ciops, coronel Joílson Amaral, é necessário que sejam criadas campanhas para conscientizar a população acerca do problema, já que ocasiona congestionamento no sistema de emergência e desgaste de material e pessoal.

Apesar de não haver campanha para diminuir a incidência dos trotes, a legislação brasileira prevê pena de um a três anos, além de multa para casos de perturbação do serviço telefônico, por meio do artigo 266, do Código Penal. Ainda pelo artigo 340, o responsável pela comunicação falsa de crime ou contravenção está sujeito a pena de um a seis meses ou multa.

As chamadas feitas para o 190 e o 193 são monitoradas por bina e dessa maneira a polícia tem conseguido identificar a maior parte dos alarmes falsos, sendo o infrator alertado, na primeira incidência de trote, e, caso haja repetição da

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions