ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Ciops vê necessidade de campanha para redução de trotes

Redação | 16/07/2008 12:43

Entre dez ligações recebidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros e pela PM (Polícia Militar), em Campo Grande, três são tentativas de trote, é o que revela o setor de estatística do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

Os atendentes dos números de emergência 190 (PM) e 193 (Bombeiros) recebem aproximadamente 3,5 mil chamadas por dia e pelo menos 31% delas são alarmes falsos. O que resultou, nos seis primeiros meses de 2008, em 177.287 tentativas de trote, cerca de 29,5 mil ligações falsas por mês.

De acordo com o diretor-geral do Ciops, coronel Joílson Amaral, é necessário que sejam criadas campanhas para conscientizar a população acerca do problema, já que ocasiona congestionamento no sistema de emergência e desgaste de material e pessoal.

Apesar de não haver campanha para diminuir a incidência dos trotes, a legislação brasileira prevê pena de um a três anos, além de multa para casos de perturbação do serviço telefônico, por meio do artigo 266, do Código Penal. Ainda pelo artigo 340, o responsável pela comunicação falsa de crime ou contravenção está sujeito a pena de um a seis meses ou multa.

As chamadas feitas para o 190 e o 193 são monitoradas por bina e dessa maneira a polícia tem conseguido identificar a maior parte dos alarmes falsos, sendo o infrator alertado, na primeira incidência de trote, e, caso haja repetição da

Nos siga no Google Notícias