ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

CNJ arquiva apuração de suspeita de direcionamento da Coffee Break no TJ

O arquivamento do pedido de providência é assinado pelo corregedor-geral de Justiça

Aline dos Santos | 13/06/2018 09:37
Corregedoria verificou que não houve inércia de desembargadores e que TJ apurou suspeitas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Corregedoria verificou que não houve inércia de desembargadores e que TJ apurou suspeitas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Corregedoria Nacional de Justiça arquivou procedimento contra servidor do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e magistrados por suspeita de direcionamento na distribuição da ação penal da Coffee Break. A operação denunciou políticos e empresários por corrupção no processo que resultou na cassação do então prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

O arquivamento do pedido de providências, datado de 30 de maio deste ano, é assinado pelo corregedor-geral de Justiça, ministro João Otávio de Noronha. A Corregedoria é ligada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

 A suspeita de possível direcionamento foi apontada pelo MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Depois da renúncia de Gilmar Olarte, sucessor de Bernal e que tinha direito a foro privilegiado por ser prefeito, a ação penal passou do TJ para a primeira instância.

Nesta transferência, um servidor teria atuado para que o processo fosse distribuído à 5ª Vara Criminal de Campo Grande. A denúncia informa que o presidente, vice e corregedor do tribunal tiveram ciência da fraude, mas deixaram de punir.

 Na época, no ano de 2016, os cargos eram ocupados, respectivamente, pelos desembargadores João Maria Lós, Pachoal Carmello Leandro e Julizar Barbosa Trindade. Neste episódio, o pedido de providências foi contra cinco pessoas: um servidor, o juiz Waldir Peixoto Barbosa e os três desembargadores.

Conforme o ministro, ao contrário do apontado, o Tribunal de Justiça apurou os fatos. Foi verificado que o servidor não manipulou a distribuição dos processo, mas, como procurou outro servidor para saber dessa possibilidade, recebeu penalidade de advertência (pois funcionário do tribunal deve ter conduta compatível com a moralidade administrativa) e a cessão para a Assembleia Legislativa foi interrompida.

Segundo a Corregedoria, não houve inércia dos desembargadores e que, verificada a inexistência de violação do sistema de distribuição, não há conduta que possa ser atribuída ao magistrado Waldir Peixoto Barbosa.

 Midas – O MP/MS também comunicou à Corregedoria a concessão de liminar para remoção de preso, com atuação de diretor e do presidente do Tribunal de Justiça, para atender demanda de advogados. O caso envolveu a prisão de André Luiz Scaff, ex-secretário municipal e então procurador da Câmara, na operação Midas.

 No dia 8 de outubro de 2016, um sábado, o sistema do Tribunal de Justiça ficou fora do ar. Sem conseguir protocolar pedido de habeas corpus, o advogado de Scaff expôs os fatos ao presidente do tribunal, que determinou que um diretor buscasse solução.

 Com o processo era sigiloso, o advogado foi orientado a pedir ao juiz plantonista para ter acesso aos autos. Conforme o relatório do ministro, não houve irregularidade nas condutas adotadas. “Assim, considerando a inexistência de prática de falta funcional pelos requeridos, este expediente de ser arquivado”, aponta a conclusão do relatório de João Otávio de Noronha.

Nos siga no Google Notícias