A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/02/2011 14:15

CNJ fornecerá documentos civis a 17 mil famílias indígenas

Paulo Fernandes

Por meio do projeto Cidadania, Direito de Todos, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fornecerá gratuitamente documentos civis básicos como carteira de identidade e certidão de nascimento à populações indígenas de Dourados, Ponta Porã e Aquidauana. Somente neste ano, serão 17 mil famílias beneficiadas.

Desde o ano passado, a iniciativa beneficiou 400 pessoas nas aldeias urbanas de Campo Grande, onde vivem cerca de oito mil indígenas.

“Com a certidão em mãos, por exemplo, o índio pode fazer sua carteira de trabalho; com a identidade, pode tirar seu CPF. O registro é um passo fundamental para incluir estas pessoas no rol de direitos concedidos pelo Estado”, diz a juíza auxiliar do CNJ Tatiana Cardoso de Freitas.

Em Dourados, cerca de 12 mil famílias de quatro aldeias poderão receber documentos. Em Ponta Porã (na fronteira com o Paraguai), são 400 famílias das duas aldeias indígenas e em Aquidauana são 5.000 famílias.

O levantamento começará com um pré-cadastro das famílias indígenas e a conferência desses nomes nos arquivos da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions