A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

17/12/2009 13:46

Coleta seletiva começa em 2010 e emprega catadores

Redação

A coleta de materiais recicláveis será deflagrada no ano que vem em Campo Grande e vai absolver parte da mão de obra dos catadores do Lixão.

A partir de março de 2010, serão criados os chamados "Ecopontos", que farão a coleta, seleção e até industrialização de material reciclável.

Ao todo, serão criados cinco Ecopontos até dezembro de 2010, distribuídos em vários pontos da cidade. Em março, dois deles já começam a ser implementados.

Estes locais selecionarão não só lixo reciclável doméstico, mas entulhos de construção civil. Os dois primeiros funcionarão na região do Bálsamo e do Vida Nova.

Dos cerca de 300 catadores do Lixão, cerca de 100 devem ser empregados nos cinco Ecopontos (20 em cada um). Outros 100 trabalhadores devem atuar na UPL (Unidade de Processamento de Lixo), que está em fase de licitação e deve ser implementada no Aterro Sanitário, na região do Dom Antônio Barbosa.

Para a UPL, já estão alocados recursos que totalizam R$ 4 milhões. O restante do projeto de coleta seletiva será financiado com verbas do Orçamento da Secretaria de Meio Ambiente.

O processo de coleta seletiva em Campo Grande será implementado em três etapas. A primeira delas será finalizada ainda este mês, que é a conclusão do programa,

A segunda será iniciada em fevereiro de 2010 e abrange ações de divulgação, incluindo curso para professores, agentes comunitários e associações de moradores.

A terceira e última etapa é a implementação da coleta seletiva porta a porta.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, estima que o caminhão que coletará os materiais recicláveis comece a passar pelas casas no início do segundo semestre de 2010.

Para que ele comece a atuar, será necessária nova licitação ou aditivo de contrato. Trata-se de um caminhão gaiola, específico para coleta de reciclados.

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions