ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com 16 raios por km², MS tem o maior número de descargas elétricas do País

Fabiano Arruda | 03/11/2011 11:39

Estatística tem influência no Plano de Verão, divulgado nesta quinta pela Enersul

Chefe de operações da Enersul aponta área com maior incidência de raios no Estado. (Foto: João Garrigó)
Chefe de operações da Enersul aponta área com maior incidência de raios no Estado. (Foto: João Garrigó)

Mato Grosso do Sul é o Estado com maior número de incidência de descargas elétricas no País. A incidência média de raios gira entre 10 e 11 por quilômetro quadrado ao ano, número que chega a 16 em algumas regiões, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Além disso, MS faz parte de uma área no Brasil que também concentra alta incidência de ventos fortes. O cenário climático fez a Enersul apresentar nesta quinta-feira o Plano Verão, elaborado para proteger o sistema de fornecimento e distribuição de energia elétrica, em especial, no período de outubro a fevereiro.

Segundo o chefe de operações da empresa, Adilson Panizza, o plano consiste em três frentes, executadas de forma integrada.

A primeira delas são os serviços de manutenção preventiva e preditiva na rede dos 73 municípios de área de atuação da Enersul como limpeza de faixas e podas de árvores, que chegaram a 171 mil nos últimos meses.

Depois, prossegue Paniza, a empresa aposta no sistema de monitoramento que prevê com dias de antecedência a possibilidade de temporais. São quatro sensores, em Ponta Porã, Coxim, Campo Grande e Corumbá, que triangulam informações para detectar o risco de tempestade, bem como mapear, por meio de coordenadas, onde eles incidem.

A partir da detecção dos locais com maior possibilidade de incidência dos temporais, ainda conforme Paniza, o centro de operações aciona equipes, que ficam de plantão, para atuar em caso de emergência.

“O maior prejuízo que os raios podem causar é o rompimento de um fio ou queima de um transformador. Nestes casos nossa meta sempre é restabelecer o serviço o mais rápido possível”, afirma.

Para o vice-presidente executivo da Enersul, Ciro Vicente, o destaque do Plano Verão 2011/2012 está exatamente no conjunto de ações preventivas executadas pela empresa. “Tudo o que fizemos em outros anos e não deu certo aprimoramos neste ano”, pontua, acrescentando que a empresa elevou em cerca de 50 equipes para trabalhar nestes casos.

Presente no evento, o coordenador da Defesa Civil no Estado e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, destacou o trabalho de prevenção como a melhor saída para os próximos meses.

“Sabemos que é um período crítico, de muita incidência de ventos, chuvas e até granizo”, descreveu, ressaltando que, no temporal do último fim de semana em Campo Grande, o Corpo de Bombeiros também tinha conhecimento, com dois dias de antecedência, da possibilidade da chegada da tempestade.

Nos siga no Google Notícias