ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com estoque em queda, bancos de sangue fazem apelo

Sangues dos tipos O+ e O- estão entre os mais críticos, de acordo com o Hemosul

Gabriel Neris e Anahi Gurgel | 09/11/2018 17:51
Sexta-feira teve bom movimento de doadores nesta sexta-feira (Foto: Paulo Francis)
Sexta-feira teve bom movimento de doadores nesta sexta-feira (Foto: Paulo Francis)

O estoque dos bancos de sangue em Mato Grosso do Sul voltou a sofrer com a falta de doadores. As bolsas disponíveis não atingem 15% do considerado estratégico para atender a demanda.

De acordo com a comunicação do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul), todas as tipagens sanguíneas estão com estoques baixos. Os casos mais críticos são os sangues de tipos O+ e O-. O primeiro tipo é necessário manter 240 bolsas para que o estoque seja estratégico enquanto o segundo são pelo menos 42.

O Hemosul também registra a falta de plaquetas, que têm duração somente de cinco dias. Como a durabilidade é pequena, falta material para quem precisa.

Excepecionalmente nesta sexta-feira (9), o atendimento no local foi considerado bom, aumentando o número de bolsas, porém há preocupação em relação ao fim de semana e também com o feriadão a partir do dia 15 (Proclamação da República).

Em Campo Grande, o Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

Quem mora na Capital também tem como opção o banco de sangue do Hospital Regional, localizado na Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, no Jardim Aero Rancho.

Em Dourados, as doações podem ser feitas na Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. Moradores de Ponta Porã têm como opção o banco de sangue localizado na Rua Sete de Setembro, sem número, Santa Isabel. Em Três Lagoas, os doadores podem se deslocar até a Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos. Já em Paranaíba, a opção está na Rua Selma Martins de Oliveira, 335, Ipê Branco I.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou retirar modelo de declaração na unidade de doação. Caso seja emancipado ou casado, basta apresentar a documentação. A primeira doação só pode ser feita para quem tem até 60 anos.

A Rede Hemosul autoriza doações para quem tem mais de 55 kg. Os homens podem doar sangue com intervalo mínimo de dois meses e mulheres a cada três meses. Também é necessário estar bem de saúde e bem alimentado no dia da doação. Também é necessário evitar ingerir bebida alcoólica por no mínimo 12 horas antes da doação.

Nos siga no Google Notícias