A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Outubro de 2017

13/07/2009 10:10

Concurso aumentou número de mulheres na Guarda Municipal

Redação

Cerca de 200 candidatas à Guarda Municipal fizeram hoje no Estádio Morenão o teste de aptidão física, a segunda etapa do concurso que deve contratar 69 mulheres, dentre 700 novos agentes patrimoniais do Município.

Com a obrigatoriedade do concurso estabelecida pelo MPE (Ministério Publico Estadual), aumentou a participação de mulheres na corporação. Atualmente são 744 agentes. Desse total, 15 apenas são do sexo feminino.

Finalizado o concurso, as mulheres passam a representar 5,57% do efetivo, 3,56% a mais que do o atual.

Gerulina Rios, de 27 anos, uma das candidatas aprovadas hoje na avaliação, espera fazer parte da nova equipe. Ela conta que foi a primeira e terminar a prova da terceira turma avaliada. "Fiz os 1.700 metros em 6,5 minutos e meio", comemora.

E é com esse desempenho que ela pretende passar pelas demais fases. "Vou fazer de tudo para entrar". Desempregada, Gerulina viu no concurso uma oportunidade para desempenhar uma função que tanto admira. "A Segurança Pública me atrai muito", finaliza.

Mãe de quatro filhos, Elisangela da Silva Correa, de 30 anos, trabalha como zeladora em uma empresa de limpeza e conta que a profissão com plano de cargos e carreiras e a instabilidade foram o que mais a atrairam para a disputa.

Gisele de Souza, de 29 anos, já atua como agente de saúde municipal, mas preocupada com a estabilidade recorreu ao concurso. "O salário não atrai tanto, mas a estabilidade vale a pena", explica.

As provas foram iniciadas às 7h30 da manhã. A comissão avaliadora não informa o índice de reprovação, mas no local a foi possível verificar que uma em cada grupo de 30 acaba considerada inapta.

Outros 1.842 candidatos do sexo masculino farão os testes que tem início nesta tarde. A previsão é que até o fim da semana todos já tenham corrido 1.700 metros em 12 minutos, média exigida entre os candidatos no edital do concurso.

Se considerados aptos, os candidatos devem ainda passar pelo teste psicológico, avaliação social e formação, que será realizada na Acadepol (Academia da Polícia Civil) por 30 dias.

A estimativa da coordenação da Guarda Municipal é que até 31 de dezembro, todos os 700 agentes tenham sido chamados.

O prejuízo é para os atuais guardas, que não passaram no concursos e perderão o emprego.

A substituição foi definida em um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), assinado entre prefeitura e Ministério Público Estadual.

De acordo com o edital os candidatos devem seguir as seguintes médias:

Feminino

25 anos

Golpista se passava por proprietário de locadora para enganar vítimas
Um funcionário e ao menos quatro pessoas que comprariam ou alugariam um carro foram vítimas de um falso dono de uma locadora de carros em Campo Grand...
Após quatro meses de formação, Corpo de Bombeiros recebe 62 novos cabos
O Corpo de Bombeiros ganhou nesta sexta-feira (20) 62 novos cabos, formandos no curso que iniciou no dia 26 de junho e que receberam a nova patente e...
No 3º concurso da semana, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 11,5 milhões
A Mega-Sena poderá pagar R$ 11,5 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 1.980 e ganhar o prêmio principal da loteria, que será sorteada n...
Ministra diz que portaria sobre trabalho escravo destrói Lei Áurea
  A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, afirmou que a portaria do Ministério do Trabalho que altera a conceituação de trabalho escravo e...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions