ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Conselho Nacional vai investigar gravações em presídio

Redação | 24/03/2010 18:00

O Conselho do Ministério Público instaurou processo para investigar as denúncias de gravações ilegais de áudio e vídeo feitas dentro do Presídio Federal de Campo Grande.

Matérias divulgadas pelo Campo Grande News em 2009 revelaram as suspeitas de que equipamentos foram instalados em salas de visita íntimas e espaço destinado a conversas com advogados.

Após a OAB (Ordem dos Advogados) de Mato Grosso do Sul tomar conhecimento das denúncias, foi feita notificação ao Conselho Nacional de Justiça e ao CNMP.

Depois de analisar as informações repassadas pela OAB/MS, o Conselho resolveu instaurar inquérito, por considerar que os relatos "são gravíssimos, e nos fazem relembrar episódios tristes da história recente do Brasil, em que liberdades públicas eram sumariamente afastadas pelos ditadores detentores do poder. Subtraindo-se a inviolabilidade e as prerrogativas dos advogados, sucumbe todo o Estado Democrático de Direito", informa assessoria da OAB em nota divulgada no site da instituição.

Segundo a OAB/MS, já foi solicitada, inclusive, vistoria no Presídio Federal de Campo Grande por membros do Conselho. A mesma denúncia foi feita pela entidade ao Conselho Nacional de Justiça.

A Polícia Federal já investiga a gravação ilegal de imagens de visitas íntimas no Presídio Federal de Campo Grande. Em dezembro de 2008, vídeos foram apreendidos em casas de agentes penitenciários federais.

O Campo Grande News apurou que equipamentos profissionais foram instalados nas salas de visita íntima, onde os presos recebem as esposas e namoradas.

O sistema de monitoramento usado indica que o processo de instalação não ocorreu do dia para noite e por isso é levantada suspeita de que a administração do presídio tinha conhecimento sobre o fato.

O procedimento teria sido usado para evitar a articulação de ações do crime organizado fora da unidade penal que é tida como modelo de segurança máxima no País, com um preso por cela e o único contato entre eles durante o banho de sol diário.

No local estão, além do traficante Fernandinho Beira-Mar, chefes e integrantes de milícias cariocas como a "Liga da Justiça". Até agosto de 2008, o traficante colombiano, Juan Carlos Abadia, também cumpria pena no presídio federal.

Nos siga no Google Notícias