A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

01/08/2017 18:50

Conselho paralisa atividades e ‘trava’ análise de orçamento para a saúde

Anahi Zurutuza e Richelieu de Carlo

O Conselho Estadual de Saúde anunciou nesta semana a paralisação total e por tempo indeterminado das atividades em protesto a falta de estrutura física e administrativa para o trabalho.

Os conselheiros são responsáveis pela análise da programação anual da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para 2018, que compõe a LOA (Lei Orçamentária Anual) e tem de ser enviada à ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) antes do término do ano legislativo. O trabalho fica parado até que o órgão colegiado decida retomar as atividades.

Em ofício enviado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), MPF (Ministério Público Federal), ao CNS (Conselho Nacional de Saúde) e ao Ministério da Saúde, o conselho explica que a decisão foi tomada pelo pleno na sexta-feira (28).

Foi incluída na pauta da reunião daquele dia a discussão sobre o “posicionamento da gestão estadual, que vem insistindo em não atender as sugestões e deliberações deste conselho, principalmente em relação à falta de estrutura para o funcionamento adequado deste colegiado”, o informa um trecho do ofício.

Os conselheiros decidiram, então, não mais se reunirem.

O presidente do conselho, Robson Fukuda, explica que além da falta de estrutura para a vinda de conselheiros do interior para a reunião em Campo Grande diárias não foram pagas. “Já existia a reclamação que diárias e passagens estavam saindo em cima da hora”.

A SES, por meio de nota, informou, entretanto, que foi surpreendida com a decisão e que “a interrupção destas atividades prejudica o funcionamento efetivo do controle social, o trabalho de conselheiros e principalmente a qualidade dos serviços de saúde oferecidos para a população”.

A secretaria também informou na nota que “reforça o seu compromisso junto ao conselho através dos investimentos de recursos estaduais para garantir uma melhor estrutura física e administrativa, com salas equipadas e designação de servidores capacitados para auxiliar na coordenação administrativa”.

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 40 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.971 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (23) em Guararema, São Paulo. As dezenas sorteadas fo...
Governo confirma que vai ouvir sociedade sobre horário de verão
A adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais. A avaliação é do diretor-geral da Agência Nacional de En...
Caixa reduz para 50% limite para financiamento de imóveis usados
A partir desta segunda-feira (25), os mutuários terão mais dificuldade em financiar a compra de imóveis usados. A Caixa Econômica Federal reduziu par...
Associação de Criadores de MS elege nova diretoria nesta segunda-feira
A Acrissul-MS (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) elege na próxima segunda-feira (23) uma nova diretoria para o mandato no biênio 2017/20...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions