ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Contra escorpiões, Civitox orienta fechar ralos

Redação | 02/04/2009 11:15

Diante do susto provocado com o aparecimento de escorpiões em Campo Grande, o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) emitiu um comunicado, publicado pelo site do governo estadual.

Os especialistas orientam manter os ralos de banheiros e cozinhas fechados. Além disso, também é importante manter as residências bem arejadas.

Segundo o Civitox, esses animais são encontrados principalmente próximos a entulhos de materiais de construção, restos de madeiras em quintais e sujeiras acumuladas.

Sobre o "surto", registrado nesta semana em condomínio do bairro Guanandi, a explicação é de que eles aprecem mais nessa época do ano devido a combinação chuva e calor.

Isso ajuda na reprodução de animais peçonhentos. Em janeiro deste ano as estatísticas revelaram 17 casos de intoxicação por escorpiões. Já no mês de fevereiro foram notificados 22 casos.

A coordenadora do Civitox, Maria Lúcia Ferreira Igi, alerta as pessoas para que tomem muito cuidado com as crianças, idosos e pessoas com debilitações, como as com problemas cardíacos.

Estas, segundo a coordenadora, são mais vulneráveis, pois, sua imunidade pode ser inferior à quantidade de veneno injetado, o que torna a gravidade ainda maior.

Um exemplo da invasão de escorpiões ocorreu no condomínio Eteocles Ferreira, na avenida Bandeirantes, em Campo Grande. Os moradores ficaram assustados com a situação. Nesta semana, dezenas foram pegas. As famílias confirmam que muitos entraram pelos ralos.

Nos siga no Google Notícias