ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Contran adia para junho de 2019 prazo para implantação da Placa Mercosul

Data limite para MS e mais 11 estados terminaria hoje; Detran já havia solicitado prorrogação do prazo

Silvia Frias | 31/12/2018 06:45
Padrão das placas a serem adotadas no Brasil. (Foto: Reprodução)
Padrão das placas a serem adotadas no Brasil. (Foto: Reprodução)

Na última semana do ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 30 de junho de 2019 a implantação das placas Mercosul e do CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônicos). Anteriormente, a data limite para Mato Grosso do Sul seria até hoje.

O texto anterior estipulada prazos diferenciados para os Estados. Mato Grosso do Sul integrava o último bloco, que inclui Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A nova data foi estipulada no dia 28 de dezembro.

Este é o terceiro adiamento concedido pelo Contran. No início do mês, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) havia encaminhado pedido de prorrogação de 60 dias para implantação da Placa Mercosul, alegando problemas operacionais e de logística, já que o Estado não teria empresas credenciais para a troca das placas para atender a demanda em tempo hábil.

Placa Mercosul
A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de dezembro, o Ministério das Cidades determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi oficializada pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Nos siga no Google Notícias