ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Contribuintes têm apenas 15 dias para atualizar versão da nota fiscal eletrônica

Anahi Gurgel | 17/07/2018 15:16
São 25 mil empresários emissores da NF-e no estado. (Foto: Divulgação/Sefaz)
São 25 mil empresários emissores da NF-e no estado. (Foto: Divulgação/Sefaz)

Faltam exatamente 15 dias para que os contribuintes de Mato Grosso do Sul atualizem a versão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). A migração da versão do arquivo XML deve ser feita até 2 de agosto para que as operações de vendas não sejam canceladas.

A NF-e é emitida e armazenada somente eletronicamente e tem como função documentar operações e prestações. “A validade jurídica das transações é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador”, informou a Sefaz (Secretaria Estadual de Receita).

Em todo o estado, 25 mil empresários são emissores de NF-e, mas muitos ainda não se adequaram à versão 4.00. A adequação acontece nacionalmente. Findo o prazo, as notas enviadas na versão antiga serão automaticamente rejeitadas, impossibilitando a impressão do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e, consequentemente, as vendas.

Vários softwares emissores de NF-e, gratuitos ou pagos, estão disponíveis no mercado Uma das livres mais acessadas é a criada pela Sefaz de São Paulo, administrada pelo Sebrae, que leva cerca de uma hora para ser instalado.

Há também soluções que podem ser “encomendadas” por especialistas, adequando o programa às necessidades de cada empresa.

Há uma nota técnica, versão 1.42, que especifica os ajustes necessários relacionados à versão 4.00, que pode ser acessada no ambiente nacional da NF-e.

Nos siga no Google Notícias