ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Convênio destrava destruição de armas que estão no TJ/MS

Vinícius Squinelo | 25/07/2011 08:49

MS tem quase 8,5 mil armas apreendidas guardadas no Fórum

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e os Ministérios da Justiça e da Defesa devem assinar esta semana convênio que pode “destravar” medida para que armas sob tutela da Justiça sejam destruídas pelo Exército.

O objetivo é evitar que as mais de 700 mil armas distribuídas pelos Tribunais de Justiça do país sejam alvos de furtos e roubos. Pelo menos é o que afirma o promotor do CNJ, Felipe Locke Cavalcanti, relator do convênio.

Somente em Mato Grosso do Sul, 8.412 armas estão no Tribunal de Justiça do Estado, 1,2% do total de todo Brasil. Atualmente, todas as armas apreendidas pela polícia ficam sob custódia da Justiça, armazenadas em Fóruns, para que sejam apresentadas durante o processo. Elas servem, por exemplo, para esclarecimento dos fatos em um julgamento.

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com maior número de armas, 551.396 ao total.

“Destravou” - O convênio é o complemento necessário para tirar do papel a Resolução 134 do CNJ que, em 21 de junho, determinou prazo de 180 dias para que as assessorias militares dos Tribunais de Justiça disciplinem a identificação, a guarda e o transporte periódico das armas e munições de todas as unidades judiciárias para o Comando do Exército. O convênio deve ser assinado ainda nesta semana.

Agora, o magistrado passou a ser obrigado a justificar a permanência de uma arma durante o processo, caso contrário ela será destinada à destruição ou doação. "O natural é que ela vá embora. Isso melhora muito o fluxo", afirma Cavalcanti. Os TJs serão obrigados também em 180 dias, a providenciar local adequado para manter as armas que sejam realmente necessárias aos andamento dos processos.

Ainda segundo o relator da Resolução 134, isso não deve acarretar custos excessivos para o Poder Judiciário.

Nos siga no Google Notícias