ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Corumbá faz campanha contra raiva de casa em casa

Redação | 31/03/2009 22:53

A Prefeitura de Corumbá deflagra na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, campanha para vacinar cães e gatos contra raiva.

Como o vírus ainda circula na região a vacinação será de casa em casa. A orientação partiu do Ministério da Saúde para evitar aglomeração, explica gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla.

Em Corumbá o último caso foi em julho de 2008, mas há casos neste ano em Puerto Suarez, Bolívia e em Ladário.

Na primeira etapa a intenção é imunizar cerca de 23 mil animais até o dia 6 de maio. Serão montadas 17 equipes, com três pessoas cada, para atender o bairro Universitário. Soldados do Exército Brasileiro vão reforçar o grupo. Vinte deles estão passando por treinamento no Centro de Controle de Zoonoses, que coordenará a imunização.

Além da imunização, a orientação é para reforçar o serviço de orientação popular através dos próprios agentes. Conforme o secretário de Saúde, Cleber Colleone, a população deve ser parceira na campanha, facilitando acesso dos imunizadores às residências, a exemplo de 2008, quando a estratégia foi adotada.

Colleone orienta os donos de animais para que fiquem atentos às mudanças de comportamentos de cães e gatos como agressividade ou retração, que podem ser sintomas da raiva. (Com informações do site Capital do Pantanal)

Nos siga no Google Notícias