ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Coxim registra quarto caso de leishmaniose humana

Redação | 26/08/2010 12:30

A leishmaniose, doença que ataca principalmente os cães, teve confirmação do quarto caso humano ontem. Um homem de 38 anos foi diagnosticado com a doença e está internado no Hospital Universitário, em Campo Grande.

De acordo com o Edição de Notícias, Erinaldo Rucaglia, de 38 anos, está com os sintomas característicos da doença e aguarda em observação em hospital da Capital.

Os outros três casos de leishmaniose humana registrados em Coxim são de crianças menores de cinco anos de idade. Para a Vigilância Sanitária do município, os números apontam surto da doença.

A leishmaniose é transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, também chamados de birigui ou palha. Os cães são considerados reservatórios da doença, que é provocada pelos protozoários do gênero leishmania.

A limpeza do quintal é fundamental para prevenir o surgimentos dos mosquitos transmissores. Na situação do cão estar infectado, a saída é sacrificar o animal. Os sintomas da leishmaniose canina são: queda de pêlo, conjuntivite com muita secreção, crescimento das unhas, secreção purulenta no nariz, emagrecimento e aumento do volume abdominal.

Nos siga no Google Notícias