ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

CPI vai fazer órgãos cumprir apurações, diz deputado

Redação | 28/03/2008 10:57

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) disse que mesmo sendo criada três anos após o período onde ocorreram maior número de mortes de crianças indígenas por desnutrição, a CPI irá fazer com que os órgãos federais cumpram com o que for apurado.

Dagoberto explicou que a CPI é complemento do trabalho da investigação por deputados estaduais em 2006, onde ele participou. Segundo ele, essa CPI não tinha poder para cobrar providências dos órgãos federais. Agora, com a CPI da Câmara Federal, os órgãos terão que cumprir com o que for apurado.

Dagoberto, Antônio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) estiveram em Dourados ontem para ouvir depoimentos e visitar aldeias. Eles receberam um documento com sugestões dos indígenas para a questão.

Hoje, eles tomam diversos depoimentos em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa. O primeiro a ser ouvido foi Zelik Trajber, responsável técnico da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) pela saúde indígena em Mato Grosso do Sul.

Também será ouvida a deputada estadual Bela Barros, relatora da CPI da Desnutrição Indígena e Ariadne de Fátima Cantú da Silva, promotora de justiça da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul.

O procurador da República em Dourados, Charles Stevan da Mota Pessoa, foi convidado a participar da audiência, mas não foi. Ele será convocado a depor.

Nos siga no Google Notícias