ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Com 40,1°C, Água Clara registra segunda maior temperatura do País

MS tem duas cidades entre as mais quentes do Brasil e umidade do ar em nível crítico

Por Gustavo Bonotto | 15/09/2025 21:58
Com 40,1°C, Água Clara registra segunda maior temperatura do País
Vista aérea da cidade de Água Clara a 193 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Até às 15h desta segunda-feira (15), os termômetros marcaram 40,1°C em Água Clara e 39,7°C em Aquidauana, a 193 km e 140 km de Campo Grande, respectivamente. As altas temperaturas colocam os dois municípios entre os mais quentes do País, junto a Rondonópolis (MT), que registrou 40,4°C, e Goiás (GO), com 39,8°C.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Água Clara e Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, registraram temperaturas extremas nesta segunda-feira (15), atingindo 40,1°C e 39,7°C, respectivamente. Os municípios estão entre os mais quentes do Brasil, superados apenas por Rondonópolis (MT) e Goiás (GO). A baixa umidade do ar, que chegou a 11% em Costa Rica (MS) e a índices críticos em cidades goianas, agrava os riscos à saúde.O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para a população, recomendando hidratação constante, evitar exposição ao sol e reduzir atividades físicas nos horários mais quentes. Além de Água Clara, outros 14 municípios sul-mato-grossenses enfrentam baixa umidade, com índices entre 12% e 20%. O ar seco aumenta o risco de problemas respiratórios, irritações e incêndios florestais.

O índice de umidade do ar segue crítico em parte do Estado. Em Costa Rica, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 11%, enquanto em cidades goianas como Itumbiara, Paraúna e Rio Verde os valores chegaram a 9% e 10%.

A baixa umidade aumenta o risco de problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz, além de facilitar a ocorrência de incêndios florestais.

O instituto emitiu alertas para a população sobre os riscos à saúde e recomenda ingerir mais líquidos, evitar exposição ao sol e reduzir atividades físicas durante os horários mais quentes. O uso de hidratantes e a umidificação de ambientes também ajuda a amenizar os efeitos do ar seco.

Além de Água Clara, outros 14 municípios enfrentam baixa umidade nesta segunda, com índices variando entre 12% e 20%. Entre eles estão Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.