A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/02/2009 11:31

CRAS solta jabutis e papagaios em unidade de conservação

Redação

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre) soltou 13 jabutis e 18 papagaios nas últimas terça e quarta-feira no Recanto Ecológico Rio da Prata, que fica no município de Jardim, a 226 quilômetros de Campo Grande.

Os animais foram soltos no local porque há uma grande área de mata, onde há ocorrência das espécies, e livre de problemas como caça e pesca, por ser uma unidade de conservação, conforme disse o biólogo do CRAS, Vinícius Andrade Lopes.

No Recanto Ecológico há possui uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), que deve ser eternamente preservada, não podendo sofrer intervenções.

A maioria dos animais que chegam ao Cras não ficam lá para sempre. A prioridade é a devolução para a natureza.

Em alguns casos são enviados a zoológicos e criadores de outros Estados. As solturas se dão em fazendas no Pantanal ou em áreas de proteção ambiental. São 150 pontos cadastrados, sendo que 20 desses lugares são efetivamente destinados a alguns animais.

As destinações seguem princípios básicos pré-estabelecidos com os consultores de manejo e gerenciamento de vida selvagem.

Após a liberação dos animais na natureza, eles são monitorados diariamente ao longo de cinco dias. Em seguida, técnicos ambientais fazem visitas mensais às fazendas, realizando um monitoramento periódico e colhendo informações.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions