ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Criança de 2 anos morre desnutrida em área de conflito

Redação | 18/12/2009 15:25

Uma menina de apenas dois anos de idade morreu hoje, vítima de desnutrição no acampamento de grupo guarani-kaiowá, montado no dia 25 de novembro deste ano, em uma fazenda de Coronel Sapucaia, a 394 quilômetros de Campo Grande. A propriedade fica na fronteira com o Paraguai.

O nome da menina ainda não foi divulgado. Uma liderança da comunidade, Elizeu Lopes, de 34 anos, garante que ela estava com quadro grave de diarréia, mesma situação em que se encontram outras 80 crianças no local.

Segundo Elizeu, a causa da diarréia e também de vômito é a água suja que elas têm ingerido. Somando a precariedade da água à desnutrição e falta de atendimento médico, "as crianças do acampamento correm sérios riscos", alerta ele.

No caso da menina que morreu hoje, não houve tempo de procurar atendimento médico, disponibilizado apenas a 8 km, explica.

"Nós somos grandes, mas criança não aguenta ficar sem comida", protesta o índio Adelso Fernandes, de 22 anos, que vive no acampamento.

Segundo ele, há várias crianças doentes no local, com os mesmos sintomas da menina que morreu hoje, mas eles não têm nenhum remédio ou assistência. "

Nos siga no Google Notícias