ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Crime em família abre mutirão para julgar 80 acusados de homicídios

Aline dos Santos | 03/05/2013 15:48
Em sala improvisada, júri terminou com absolvição de réu acusado de matar ex-cunhado. (Foto: Marcos Ermínio)
Em sala improvisada, júri terminou com absolvição de réu acusado de matar ex-cunhado. (Foto: Marcos Ermínio)

Um caso de assassinato em família abriu o mutirão para julgar 80 processos de homicídios represados nas duas Varas do Tribunal do Júri de Campo Grande. Para cumprir a meta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), foi aberta uma terceira sala de julgamento no Fórum.

O primeiro a sentar no banco dos réus foi Evaldo da Anunciação Ramos, de 32 anos. Ele respondia em liberdade ao processo pela morte de Edinaldo Lira. O crime aconteceu em janeiro de 2006, no Jardim Canguru.

Conforme o processo, a vítima era ex-cunhado do acusado e perseguia a irmã de Evaldo. Segundo os depoimentos, a mulher apanhava do companheiro. Na pequena sala, se reuniram os sete jurados, defensor público e promotora. Nenhum amigo ou parente acompanhou o júri.

O Ministério Público pediu a condenação do acusado pelo crime de homicídio simples, mas os jurados absolveram o réu.
O juiz Fernando Chemin Cury veio de Aquidauana para reforçar o quadro de magistrados.

O caso mais antigo em que presidirá o julgamento é datado de 2004. “A finalidade é para colocar a pauta de julgamentos em dia”, afirma. O foco é agilizar os casos em que os réus estão em liberdade.

Homem vai a julgamento por tentar matar a ex-mulher. (Foto: Marcos Ermínio)
Homem vai a julgamento por tentar matar a ex-mulher. (Foto: Marcos Ermínio)

O mutirão será realizado todas as segundas e sextas-feiras, com um júri na 1ª Vara e outro na 2ª Vara. “O processo de homicídio gera muita polêmica. Tem o dolo eventual em caso de morte em acidente de trânsito. Vai agilizar os julgamentos”, afirma o titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, juiz Carlos Alberto Garcete.

Drama familiar – Nesta sexta-feira, na 2ª Vara do Tribunal do Júri, um caso fora do mutirão revela mais uma situação em que relacionamentos vão parar no banco dos réus. Claudinei Lima Menacho, de 35 anos, é julgado por tentativa de homicídio contra Jovânia Araújo dos Santos, de 33 anos. O casal dividiu o lar por sete anos e teve quatro filhos.

“Ele me tirou de dentro de casa com uma faca, me levou para um ‘trieiro’ e tentou me estrangular. A sorte foi que um ciclista me ajudou. Espero que seja condenado”, conta a vítima.

Mãe do réu, a empregada doméstica Matilde Barbosa Lima, de 53 anos, veio de Corumbá para assitir ao julgamento. “Ele vai ser solto, em nome de Jesus”, espera a mãe.

Nos siga no Google Notícias