ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Dengue hemorrágica tira sossego de famílias na Capital

Redação | 21/01/2010 08:10

A dengue hemorrágica surpreende e assusta até quem nunca teve dengue clássica.

No Hospital Dia, referência para o tratamento da doença, pelo menos seis pessoas estão internadas por conta da dengue. Algumas nunca haviam tido a doença e levaram um susto quando souberam que teriam que permanecer no hospital, vítimas do tipo mais agressivo da doença.

Foi o caso da pizzaiola Estéfani Geisiane Machado, de 22 anos. Depois de passar dois dias internadas com suspeita de dengue hemorrágica, ela teve alta na tarde de ontem.

A jovem fala da surpresa, já que sempre ouviu dizer que só quem já teve dengue clássica poderia pegar a hemorrágica. Moradora do bairro Coophatrabalho ela diz que foi a primeira vítima do aedes aegypti. "Na minha casa ninguém nunca havia tido a doença".

Enquanto Estéfani está aliviada pela alta, a família da idosa Maria Catarina Martinez Fernandes, de 72 anos, permanece na angústia à espera da melhora.

As filhas se revezam para acompanhar a mãe que está internada no Hospital Dia, e segundo a família, os médicos não tranquilizam e explicam que a situação exige atenção e cuidados porque as plaquetas do sangue da idosa estão em constante queda, resultado da doença.

Genro de Maria, o construtor Jeremias Luiz Boneto, de 48 anos, conta que a esposa fica apreensiva com a situação da mãe. "Ficamos assustados com a internação. A gente fica preocupado porque a plaqueta está muito baixa", detalha.

Ele lembra que a sogra já havia pegado dengue uma vez, no ano passado, mas nada grave. Neste ano, contudo, ela precisou de internação apenas três dias após o surgimento dos sintomas.

Maria foi internada no Hospital Universitário na última terça-feira (19), mas teve que ser transferida no dia seguinte para o Hospital Dia, na Coronel Antonino, para tratamento específico.

A idosa, que é moradora da Vila Maciel, ficou exposta à doença mesmo cuidando de sua casa para que a água da chuva não ficasse acumulada, explica a família. Isso porque ela mora próximo a um córrego, e na região a água costuma ficar parada.

"Na minha casa sempre evito o acúmulo de água, mas com essa chuva não tem como ter controle", observa Jeremias.

A idosa permanece internada sem previsão de alta.

Dados - Pelo menos 41 pessoas já foram internadas na Santa Casa de Campo Grande com os sintomas da dengue apenas neste ano, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Atualmente, há três pessoas internadas nessas condições.

No Hospital Universitário, um homem deu entrada como caso suspeito ontem (20), e o hospital informou que irá divulgar ainda hoje o número de pessoas internadas com suspeita da doença.

Nos siga no Google Notícias