ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Depen devolve 103 presos de MS aos estados de origem

Redação | 21/01/2010 15:10

O Ministério da Justiça intensifica operação "Retorno", que vai devolver cerca de 1.4 mil presos para as comarcas onde foi praticado o crime.

De Mato Grosso do Sul sairão 103 detentos que ainda não foram julgados: 61 vão para São Paulo, 2 para Sergipe, 3 são do Rio Grande do Sul, 2 de Rondônia, 1 do Rio Grande do Norte, 4 do Rio de Janeiro, 13 do Paraná, 2 de Pernambuco, 2 da Paraíba, 1 do Pará, 6 de Minas Gerais, 3 de Goiás, 1 voltará para o Ceará e 2 para a Bahia.

Em contrapartida, o Estado receberá de volta 3 presos de Goiás, 2 de Minas Gerais, 2 do Pará, 6 do Paraná, 1 do Rio de Janeiro, 1 do Rio Grande do Norte, 2 do Rio Grande do Sul, 1 de Santa Catarina e 34 de São Paulo.

Dentre os exemplos citados pelo Ministério, está de uma presa que deixou Porto Alegre (RS) e retornou a Ponta Porã (MS).

Acusada de tráfico de drogas, ela foi detida no Rio Grande do Sul onde até agora estava presa com o filho de 1 ano e 8 meses. Agora ela responderá ao crime em penitenciária sul-mato-grossense.

As transferências foram sugeridas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), depois de mutirões realizados em todo o País. A idéia é agilizar os julgamentos. Com as transferências, já que todo o processo tramita na comarca onde ocorreu o crime.

Em Mato Grosso do Sul as remoções são intensificadas neste mês e a intenção do Depen (Departamento Nacional do Sistema Penitenciário) é que parceria com a Força Aérea Brasileira garanta todas as remoções de forma rápida.

Em meio a polêmica sobre envio de presos cariocas a Campo Grande, a medida do Depen não alivia o número de detentos no Presídio Federal. A operação só envolve penitenciárias estaduais.

Nos siga no Google Notícias