ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Deputado diz que conta de primo gago motivou projeto

Redação | 06/08/2009 11:50

O projeto de lei que concede desconto de 50% na conta de telefone para quem é gago foi criado pelo deputado Diogo Tita (PMDB) após ele tomar conhecimento que um primo dele, que tem o distúrbio na fluência e temporalização da fala, paga um valor alto pelo uso do telefone celular.

A informação é do próprio deputado. "Eu tenho um primo que abandonou o 2º ano de administração por conta da gagueira. Eu percebi que a conta dele vinha alta demais e resolvi fazer o projeto", afirmou.

Tita justifica que a lei das concessões prevê cobranças diferenciadas. A estimativa é de que 20 mil pessoas em Mato Grosso do Sul gaguejem.

Se o projeto for aprovado da maneira que está, para ter direito ao desconto será preciso apresentar um atestado médico comprovando essa condição.

O deputado argumenta que "para o gago, a produção da fala é uma atividade trabalhosa" e que ele "demora muito mais para falar". A gagueira não tem cura.

O projeto já foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A criatividade de Tita ao fazer o projeto levou ele a ser convidado para dar uma palestra, ontem, durante o Congresso Brasileiro e Internacional de distúrbios da fala, na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias