ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Deputados realizam audiência pública sobre integração de ferrovias em MS

Bruno Chaves | 09/08/2013 14:37

Na próxima semana, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senado Federal, realiza a audiência pública “Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”. A audiência ocorre no dia 16 de agosto, às 8h, na Assembleia.

De acordo com a proposta do debate, a EF-267 é uma das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão e de Dourados a municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná.

A estrada de ferro permitirá o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.

“Essa ferrovia faz parte de um arrojado projeto de integração nacional agroexportador sobre trilhos e representa para Mato Grosso do Sul o desenvolvimento e melhoria nas cadeias produtivas, solucionando a falta de logística”, disse o deputado Laerte Tetila (PT).

Para o parlamentar, a instalação da ferrovia no Estado é um passo importante que irá integrar Mato Grosso do Sul ao mercado brasileiro e aos países do Mercosul, alcançando também os mercados asiáticos por meio do transporte marítimo.

Já Amarildo Cruz (PT) acredita que a ampliação da ferrovia mostra a vontade do Governo Federal em investir no Estado. “A ampliação da Ferrovia EF-267 será muito importante, Mato Grosso do Sul se tornará um dos principais caminhos para o escoamento de grãos do País”, destacou.

O ramal de Mato Grosso do Sul será licitado ainda em 2013 para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando na estrada de ferro em 2019.

As novas linhas férreas estão previstas no PIL (Programa de Investimento e Logística), do Governo Federal, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.

Audiência Pública – o debate em audiência pública foi proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Laerte Tetila (PT), e pelo senador Delcídio do Amaral (PT). O encontro vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

Nos siga no Google Notícias