ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Desafio da PM na segurança de fim de ano é cobrir todos os shoppings

Zana Zaidan | 21/11/2013 11:29
O coronel da PM, Evaldo Mazuy, apresentou o plano de segurança para o fim do ano (Foto: Cléber Gellio)
O coronel da PM, Evaldo Mazuy, apresentou o plano de segurança para o fim do ano (Foto: Cléber Gellio)

O plano de policiamento da Polícia Militar para o fim do ano em Campo Grande passou por alterações em relação aos anos anteriores – com mais shoppings na Capital, o desafio é conseguir dividir o contingente entre o Bosque dos Ipês, o Norte Sul Plaza e o Shopping Campo Grande, além de cobrir o Centro da cidade e os demais bairros.

A estratégia da PM foi apresentada hoje (21), e 300 policiais vão reforçar a segurança nos chamados “corredores comerciais”, por causa das compras de Natal. Viaturas, motos e bicicletas serão posicionadas em locais e horários estratégicos.

O coronel da PM Evaldo Mazuy explica que “a incógnita ainda é em relação ao Shopping Bosque dos Ipês”, inaugurado recentemente. Por isso, o planejamento da segurança só poderá ser definido conforme as ocorrências forem verificadas ao longo do fim do ano, explica o coronel.

“O que verificamos é que o shopping é frequentado por uma população de menor poder aquisitivo, que mora no bairro Nova Lima e região. Essa população tem como característica sair de casa durante o dia, por causa dos horários das linha de ônibus, e nossa estratégia partirá deste ponto”, acrescenta.

No entorno do Shopping Norte Sul Plaza, que engloba os bairros Vila Nhanhá e Jockey Clube, a movimentação dos visitantes já é conhecida pelo Serviço de Inteligência da PM. “Por lá, o movimento aumenta a partir das 17 horas, porque muitos estudantes, na faixa dos 15 aos 19 anos, chegam nos pontos de ônibus da avenida Ernesto Geisel. Depois, às 21 horas, as viaturas cobrem o entorno, já que é o horário em que os comerciantes e visitantes começam a sair”, afirma.

Em outubro, uma onda de furtos de motos foi registrada nas proximidades do Norte Sul, problema que, segundo o coronel, já foi sanado. “Intensificamos as rondas e, com isso, conseguimos identificar dois grupos que agiam no local. Todos já foram presos”, reforça.

Ainda conforme o coronel, a rotina de quem frequenta o shopping Campo Grande também é conhecida, e o plano de segurança já estabelecido por causa do efetivo que patrulha a avenida Afonso Pena.

Regiões – Para elaborar o plano, a PM dividiu Campo Grande em sete áreas – Centro, Segredo, Prosa, Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu e Lagoa. Em cada uma delas, de 10 a 15 policiais vão se revezar em três turnos, com 10 motos e quatro viaturas.

O Centro da cidade, que engloba maior fluxo de consumidores, contará ainda com uma Base Móvel, com atenção especial para o período das 22 às 6 horas. “Fizemos um trabalho intenso durante o dia, por isso, alguns criminosos pensam ter licença para agir à noite. Agora, vamos intensificar também nos horários e locais que registram mais ocorrências”, afirma o coronel.

Nos bairros, as operações da PM começaram há 15 dias, segundo Mazuy, e visam apreender armas de fogo. “Ninguém comete assaltos sem armas ou simulacros de armas”, justifica.

Quanto à fiscalização do trânsito, a BPtran (Batalhão de Polícia de Trânsito) fará blitz diárias nos pontos em que o número de acidentes é maior. “Precisamos retirar de circulação veículos sem licenciamento. 42% dos motoristas flagrados com a documentação atrasada, também não porta carteira de habilitação, ou seja, colocam em risco a si mesmos e à população”, finaliza Mazuy.

Na região do Centro, o policiamento já foi reforçado (Foto: Cléber Gellio)
Na região do Centro, o policiamento já foi reforçado (Foto: Cléber Gellio)
Nos siga no Google Notícias