ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em 7 meses, dengue não matou em MS, mas quase 3,6 mil tiveram a doença

Balanço da SES aponta que 20 novas notificações surgiram nos últimos sete dias

Danielle Valentim | 27/07/2018 10:37
Moradora mostra sujeira em terreno baldio. (Foto: Liniker Ribeiro)
Moradora mostra sujeira em terreno baldio. (Foto: Liniker Ribeiro)

De janeiro até agora – 29º semana de boletim epidemiológico – 3.595 pessoas já tiveram dengue. O número representa mais da metade de todas as notificações registradas em 2017. Apesar da quantidade de casos, a doença não matou em 2018.

Segundo o balanço, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), 20 novas notificações surgiram nos últimos sete dias.

Em 2017, 6.201 pessoas tiveram dengue e três morreram em decorrência da doença, nas cidades de Aquidauana, Cassilândia e Camapuã. Em 2016, foram 19 mortes. O ano de 2017 terminou com queda de 89% nas notificações de casos de dengue em Mato Grosso do Sul.

Estiagem x cuidados - A previsão deste inverno é de período de estiagem. Mas os cuidados com terrenos baldios e com a limpeza dos quintais devem continuar. O alerta é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para evitar focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

Para o coordenador de controle de endemias vetoriais da Capital, Eliasze Luizo Guimarães, a rotina de cuidados não pode mudar. "A preocupação deve ser a mesma o ano inteiro, fazer o controle mecânico do ambiente que você mora ou trabalha, evitando qualquer recipiente que possa acumular água", orienta.

Os cuidados em casa também devem se estender aos ralos, calhas e todo e qualquer outro tipo de local que possa servir para acumular água. "Agora é o melhor momento para cuidar, porque assim, quando chegar o verão, nós teremos um momento confortável", alerta o coordenador.

Em 7 meses, dengue não matou em MS, mas quase 3,6 mil tiveram a doença
Nos siga no Google Notícias