ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em busca de refúgio, haitianos passeiam por Campo Grande

Redação | 21/03/2010 11:10

Mona e Benide, jovens refugiadas do Haiti, percorreram a América Central e quatro países da América do Sul antes de desembarcarem em Campo Grande. Tímidas, elas visitaram neste domingo o shopping, compraram novas roupas e conheceram um pouco da cidade que poderão adotar nos próximos dias. Uma aventura que nem de longe se parece com a epopéia enfrentada pelas duas.

Elas fazem parte do grupo 14 haitianos que entraram ilegalmente no Brasil, pela fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia. Todos foram presos na quarta e quinta-feira da semana passada por agentes da Polícia Rodoviária Federal. Ontem entraram com o primeiro pedido de refúgio no Ministério da Justiça.

Elas ainda não se acostumaram com a presença de repórteres. Com dificuldades de comunicação, falaram que desejam permanecer em Campo Grande. Quanto ao passeio, comentam apenas que é a segunda vez que saem pela Capital. Ser o centro das atenções incomoda mais que o fato de terem de encarar uma nova cultura.

O passeio e a compra das roupas é uma iniciativa do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Mato Grosso do Sul e da ONG Psicólogos Sem Fronteiras, que vão bancar os custos.

"Durante a abordagem percebemos o quanto eles precisavam de ajuda. Tinham apenas algumas trouxinhas de roupas. Isso comoveu os policiais. Ajuda-los é uma forma de mostrar que estamos sensibilizados", explica Marcos Khadur Rosa Pires, presidente do Sindicato.

"Ajuda-los é uma forma de termos mais experiência quando formos à nossa missão no Haiti. Nada acontece por acaso. Dar suporte à eles é uma forma de exercitarmos nossa função e conhecer mais como são, vivem e esperam os haitianos", afirma Getúlio Gideão, coordenador do Psicólogos Sem Fronteiras.

O coordenador da ONG garante que a situação é mais cômoda. "Estamos intermediando os passos deles. Ainda se sentem deslocados por verem rostos novos todos os dias, mas já demonstram mais segurança.

Nos siga no Google Notícias